A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio de sua Administração Superior, expulsou Thiago Mayson da Silva Barbosa de seu quadro de alunos. A decisão foi tomada no dia 19 de novembro resolução assinada pelo ex-reitor Gildásio Guedes, dois dias antes de deixar o cargo. Thiago Mayson foi condenado a 18 anos de prisão pelo estupro e assassinato da estudante de Jornalismo, Janaína Bezerra, em janeiro de 2023.
Quando cometeu o crime, Thiago era aluno do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFPI, mas a partir de sua expulsão, fica impedido de frequentar as aulas, realizar atividades acadêmicas e consequentemente de obter os créditos para concluir o curso. Thiago Mayson está preso cumprindo pena após ser julgado pelo Tribunal Popular do Júri no final do ano passado.
A expulsão de Thiago da UFPI leva em consideração a recomendação que o Centro de Ciências da Natureza (CCN) fez após sindicância para apurar a conduta do então estudante. O processo apontou que o então estudante deveria ser desligado da instituição e aguardava apenas a aprovação por parte da reitoria para ser homologada.
A decisão saiu na semana passada e foi publicada no dia 21 de novembro, como último ato do mandato de Gildásio Guedes.
Thiago Mayson da Silva Barbosa foi condenado a 18 anos e seis meses de prisão por estuprar e assassinar Janaína Barbosa em janeiro do ano passado no campus da UFPI. Ele foi julgado pelos crimes de homicídio, vilipêndio de cadáver, estupro de vulnerável e fraude processual.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.