Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Comunidade descarta lixo ao lado de escola na zona Norte de Teresina

Ferramenta digital orienta sobre dia e horário da coleta de resíduos para evitar acúmulos

03/10/2025 às 10h43

Alunos, funcionários e professores da Escola Municipal José Nelson de Carvalho, localizada no bairro Parque Alvorada, zona Norte de Teresina, convivem diariamente com o lixo e o mau-cheiro de resíduos que são despejados na calçada do colégio. Sacolas, podas de árvores e até móveis são despejados no local, acumulando sujeira e atraindo ratos e baratas para a escola, colocando em risco a saúde de todos.

O diretor da escola, Felipe Estrela, comenta que a problemática já acontece há alguns anos. Segundo ele, mesmo adotando medidas de conscientização para coibir essa prática, como a revitalização da rua e plantio de árvores na calçada, as ações não foram suficientes para impedir essas condutas realizadas pela população.

Alunos, funcionários e professores da Escola Municipal José Nelson de Carvalho convivem diariamente com o acúmulo de lixo na calçada - (Érica Pessoa/ODIA) Érica Pessoa/ODIA
Alunos, funcionários e professores da Escola Municipal José Nelson de Carvalho convivem diariamente com o acúmulo de lixo na calçada

“A limpeza acontece pelos órgãos competentes, porém, o gargalo maior que enfrentamos é a conscientização da comunidade, que uma vez limpo o espaço, instantaneamente o lixo volta. Assim, fica inviável fazer qualquer tipo de campanha de conscientização, sendo que a comunidade não tem interesse de fazer desse um local limpo”, explica Felipe Estrela.

Segundo o diretor, a escola costuma enviar comunicados aos pais dos alunos e até usa as redes sociais para divulgar campanhas educativas, como orientando carroceiros a não despejarem resíduos no local e a buscarem o espaço correto para descarte. “Infelizmente, a palavra não está tendo efeito, parece que o interesse da comunidade é deixar a cidade suja, e isso precisa mudar”, reforça.

Recentemente, a população ganhou uma ferramenta digital que facilita o acesso às informações sobre a coleta domiciliar de resíduos de Teresina. O sistema online permite que moradores consultem, de forma rápida e prática, os dias e horários em que a coleta passa em sua rua. Felipe Estrela, diretor da Escola Municipal José Nelson de Carvalho, vê a ferramenta como uma aliada para a limpeza de toda a cidade. “Quanto mais a comunicação, melhor ainda. É importante para que a população possa colocar o lixo no dia e horário correto, mas, para isso, precisa que todos tenham interesse em manter a cidade limpa”, complementa.

Ferramenta facilita que a população saiba quais os dias e turnos será realizada a coleta domiciliar  - (Assis Fernandes/O DIA) Assis Fernandes/O DIA
Ferramenta facilita que a população saiba quais os dias e turnos será realizada a coleta domiciliar

Michelly Noleto, coordenadora de Limpeza Pública da Eturb, explica que o objetivo da ferramenta é facilitar para que a população saiba quais os dias e turnos a coleta domiciliar será realizada na sua região, evitando que o lixo fique muito tempo nas ruas e, consequentemente, sujando as vias.

“As pessoas têm o hábito de colocar o lixo bem antes, alguns animais podem rasgar a sacola ou outra coisa pode acontecer e espalhar esse lixo. Começamos observar que muitas reclamações que recebíamos, de caminhões que não passavam há uma semana ou até 15 dias, era porque a população ainda não estava adaptada à nova sistemática. Achamos importante inserir o turno dentro das informações a serem repassadas à população como forma de conscientizá-la a colocar o lixo para fora de casa justamente no dia e no horário que, de fato, haverá a coleta”, relata.

Como acessar a ferramenta

O uso é simples e intuitivo. Basta acessar, através do site: https://eturb.pmt.pi.gov.br/mapa-da-coleta-de-lixo/ , digitar o endereço completo no campo de busca e clicar em “Buscar”. O sistema localiza automaticamente o setor de coleta correspondente e exibe as informações específicas para aquela região, incluindo os dias da semana e horário em que o serviço é realizado, além da identificação da empresa que realiza.

A ferramenta está disponível no site da Eturb - (Divulgação/Eturb) Divulgação/Eturb
A ferramenta está disponível no site da Eturb

Uma das principais funcionalidades é o mapa interativo, que mostra graficamente todos os setores de coleta do município. Ao realizar uma busca, o setor correspondente é destacado no mapa, facilitando a compreensão da área de cobertura. Os munícipes podem visualizar seu bairro e as regiões vizinhas, entendendo melhor a organização territorial do serviço.

A ferramenta digital elimina a necessidade de ligações telefônicas ou deslocamento até a Eturb ou a outros órgãos para obter informações sobre a coleta. Com acesso 24 horas por dia, sete dias por semana, qualquer pessoa pode consultar os dados de qualquer local, seja pelo computador ou dispositivo móvel.

Educação ambiental

Além de informar, o sistema contribui para a educação ambiental ao conscientizar os moradores sobre a regularidade do serviço e a importância de separar e acondicionar corretamente os resíduos nos dias e horários estabelecidos para seu endereço. O acesso facilitado à informação promove maior participação da população na gestão adequada dos resíduos urbanos.

O sistema permite aos moradores consultarem com rapidez os dias e horários da coleta de lixo domiciliar em seus bairros. Estamos trabalhando para melhorar a limpeza em Teresina, mas a Prefeitura precisa da colaboração de todos. Não jogar lixo no chão, respeitar os horários e fazer o descarte correto são atitudes simples que fazem toda a diferença. O resíduo não é de responsabilidade somente do município, mas de todos. A partir do momento que eu gero esse material, eu tenho responsabilidade ao melhor acondicionamento, para que a prefeitura faça o recolhimento”, afirma Michelly Noleto, coordenadora de Limpeza Pública.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.