A forte chuva que caiu na madrugada deste domingo (14) entre Teresina e Timon somou um volume total de 146mm. Os dados são Agência Nacional de Águas (ANA) e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF). A precipitação é considerada intensa, levando em consideração que o período chuvoso já se encerrou na capital piauiense.
No entanto, as autoridade climáticas emitiram um alerta, porque a previsão é de que esta semana tenha mais chuva em Teresina. Segundo o climatologista Werton Costa, houve a entrada de uma frente fria muito intensa que atualmente se encontra sobre o Recôncavo Baiano e está impactando o comportamento climático na capital piauiense.
Werton diz que são fenômenos pontuais. “Temos condições térmicas oceânicas favoráveis, condições térmicas continentais favoráveis e isso é gatilho para qualquer percentual de umidade que entrar no litoral virar precipitação. Os modelos climáticos são todos concordantes para alta probabilidade de esta frente fria ser estacionária e durante toda a semana já possibilidade de chuva”, explica o climatologista.
Ele acrescenta que não é possível dizer se as chuvas que caírem serão tão intensas quanto a desta madrugada e, por se tratar de uma previsão, pode ser que ela nem chegue a se concretizar. “O comportamento desse corredor de umidade é comandado pela força com que ele sai da zona Sul e pelas condições térmicas que o recebem. Pode chover muito e inclusive não chover, mas fica dado o alerta”, finaliza Werton.
Em Timon, a Prefeitura Municipal informou que está mobilizando equipes de suas secretarias para dar assistência às população atingida. A estação pluviométrica da cidade aponta que foram registrados acúmulos de 100 milímetros desde o começo da noite do sábado (13).