Começa nesta segunda-feira (06) a Campanha de Multivacinação em Teresina com o objetivo de resgatar as pessoas não vacinadas ou completar os esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta das crianças e adolescentes até 14 anos. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está convocando os pais para levarem seus filhos a uma sala de vacina e verificar a situação vacinal, para tomar as doses pendentes.
A coordenadora de Vacinação da FMS, Emanuelle Dias, explica que as UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, para vacinação. Já o posto do Teresina Shopping atende de segunda a sexta, das 13h às 18h, e aos sábados, das 10h às 20h.
Dados da FMS revelam que Teresina registrou uma queda nos índices vacinais em comparação com 2024. A vacinação pneumocócica, por exemplo, caiu de um percentual de 96% no ano passado para 83% em 2025. Os números seguem a média nacional, mas mostram a necessidade de intensificar as ações. “O esforço neste último quadrimestre do ano é melhorar estes índices, mas, para isso, precisamos do apoio da população”, diz Emanuelle Dias.
A campanha de multivacinação segue até o dia 31 de outubro em todo o país. No calendário infantil, que inclui a imunização de crianças até 10 anos de idade, são 18 vacinas no total. São elas: BCG, Hepatite B, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Pólio inativada (VIP), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C Conjugada, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A.
No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, dengue, Meningocócica ACWY e HPV quadrivalente. Além disso, a vacina de covid-19 também estará disponível para as crianças e adolescentes que ainda não completaram o esquema.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.