Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Campanha da Fraternidade 2025 será lançada em Teresina nesta quinta (6)

Evento também lançará a 16ª Romaria da Terra e da Água; Campanha da Fraternidade visa ser instrumento de evangelização, conscientização social e transformação de realidades.

05/03/2025 às 08h55

A Arquidiocese de Teresina vai realizar nesta quinta-feira (06) o lançamento local da Campanha da Fraternidade 2025. Para 2025, o tema central será "Fraternidade e Ecologia Integral", com o lema "Deus viu que tudo era muito bom" (Gn 1,31). Com esta proposta, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) busca promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra.

Tema CF 2025 - (Reprodução / CNBB) Reprodução / CNBB
Tema CF 2025

O evento vai lançar da 16ª Romaria da Terra e da Água. O encontro está marcado para ser realizado na Residência Episcopal (Av. Frei Serafim, 1693 - Centro Norte). Como gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2025, as Dioceses do Piauí realizarão a 16ª Romaria da Terra e da Água, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de julho na Diocese de Bom Jesus do Gurguéia. O tema será "Ecologia integral a serviço da vida", e o lema "Com carinho preparastes essa terra para os pobres" (Sl 67,11). A romaria convida à conversão ecológica, estimulando o engajamento concreto na defesa da terra e da água, bens essenciais dados por Deus a toda a humanidade.

O lançamento contará com a presença do arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques, e dos sete bispos das dioceses do Piauí que fazem parte do Regional Nordeste 4 da CNBB: Parnaíba, Picos, Campo Maior, Oeiras, São Raimundo Nonato, Floriano e Teresina. Também está sendo aguardada a presença de autoridades dos poderes Legislativo e Executivo, tanto municipal quanto estadual.

Entenda o tema da CF 2025

A Campanha da Fraternidade, ao longo de suas edições, tem se mostrado um poderoso instrumento de evangelização, conscientização social e transformação de realidades. Em 2025, motivados pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato Si’; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e pela realização da COP 30, em Belém (PA), a primeira na Amazônia, acolhendo a sugestão da Comissão Episcopal Especial para a Mineração e a Ecologia Integral, foi escolhido o tema: Fraternidade e Ecologia Integral e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

A Ecologia é a questão mais tratada pelas CF’s ao longo destes 61 anos de existência. Foram 8 as CF’s que de alguma forma abordaram essa temática:

na CF 1979, Por um mundo mais humano: Preserve o que é de todos”; 

na CF 1986, Fraternidade e a Terra: Terra de Deus, terra de irmãos; 

na CF 2002, Fraternidade e povos indígenas: Por uma terra sem males; 

na CF 2004, Fraternidade e água: Água, fonte de vida; 

na CF 2007, Fraternidade e Amazônia: vida e missão neste chão; 

na CF 2011, Fraternidade e a Vida no Planeta: “A Criação geme em dores de parto” (Rm 8,22); 

na CF 2016, Casa comum, nossa responsabilidade: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,17) e 

na CF 2017, Fraternidade: Biomas Brasileiros e defesa da vida: “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15). 

Portanto, neste ano, a Campanha da Fraternidade aborda outra vez a temática ambiental, com o objetivo de “promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra” (Objetivo Geral da CF 2025). 


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.