Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Caderneta de vacinação de crianças e adolescentes pode ser atualizada durante as férias escolares

Atualizar a caderneta vacinal é uma forma eficaz de prevenir doenças graves, inclusive algumas das quais já foram erradicadas no passado

17/07/2025 às 08h29

Com a chegada das férias escolares, muitos pais aproveitam o período para programar viagens, passeios e descanso em família. Mas esse também pode ser um momento para cuidar da saúde das crianças e adolescentes, especialmente no que diz respeito à vacinação. Atualizar a caderneta vacinal é uma forma eficaz de prevenir doenças graves, inclusive algumas das quais já foram erradicadas no passado, mas que podem retornar caso a cobertura vacinal permaneça baixa.

De acordo com Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a vacinação é uma das principais medidas de prevenção em saúde pública. Os pais podem aproveitar que os filhos estão fora da rotina escolar para levá-los a uma unidade básica de saúde e verificar a situação vacinal, sendo uma forma prática de garantir que estejam protegidos contra doenças como tétano, difteria, hepatite B, febre-amarela, sarampo, caxumba e rubéola, entre outros.

Caderneta de vacinação de crianças e adolescentes pode ser atualizada durante as férias escolares - (Divulgação/Prefeitura de Timon) Divulgação/Prefeitura de Timon
Caderneta de vacinação de crianças e adolescentes pode ser atualizada durante as férias escolares

Muitas dessas vacinas fazem parte de esquemas com mais de uma dose e reforços; por isso, é essencial seguir o calendário corretamente. Além disso, há imunizantes específicos para adolescentes, como a vacina contra o HPV, indicada para meninos e meninas entre 9 e 14 anos. Essa vacina é uma aliada na prevenção de diversos tipos de câncer, especialmente o de colo do útero.

Outro ponto de atenção é a vacinação contra a dengue, que teve sua faixa etária ampliada e agora inclui crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Em Teresina, o imunizante está disponível em todas as 91 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também no posto de vacinação do Teresina Shopping. “Essa vacina é fundamental, sobretudo diante do cenário atual, em que a dengue já causou mais mortes no Brasil do que a covid-19 neste ano”, alerta Emanuelle.

“A dengue é uma doença que pode levar a casos graves, inclusive a óbito. Vimos o óbito de um adulto jovem de 19 anos, que está em investigação, então reforçamos a necessidade de manter essas ações de proteção e prevenção. Apesar de termos tido uma redução no número de casos este ano em Teresina, em relação ao ano passado, as medidas de prevenção devem ser mantidas e uma delas é a vacinação”, reforça Emanuelle.

Para receber qualquer uma das vacinas, basta apresentar o CPF ou o cartão do SUS da criança ou adolescente. Caso não possuam esses documentos, a própria UBS poderá providenciar o cartão. Também é recomendado levar a caderneta de vacinação, se disponível, para que os profissionais de saúde avaliem quais doses já foram aplicadas e quais ainda são necessárias.

Vale lembrar que não é preciso agendamento. As UBS funcionam de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. O posto do Teresina Shopping atende de segunda a sexta, das 13h às 18h, e aos sábados, das 10h às 20h.

Atualizar a caderneta vacinal nas férias é um gesto de cuidado e responsabilidade. É também uma forma de contribuir para a saúde coletiva, evitando a reintrodução de doenças como a poliomielite, que foram controladas graças à vacinação em massa. “Mesmo com a redução de casos em algumas doenças, a prevenção continua sendo essencial”, conclui Emanuelle Dias.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.