O prefeito Sílvio Mendes (União Brasil) consolidou uma ampla base de apoio na Câmara Municipal de Teresina. Segundo apuração do PortalODia.com, 21 dos 29 vereadores da Casa têm votado de forma favorável aos projetos encaminhados pelo Executivo, assegurando ao gestor uma confortável maioria para aprovar matérias de interesse do governo.
LEIA TAMBÉM
Desde o início da gestão, havia desconfiança sobre a capacidade de chefe do Executivo municipal em manter o diálogo com o Legislativo. Parte dos parlamentares acreditava que o prefeito não suportaria a pressão política e acabaria cedendo a práticas comuns em gestões anteriores, como ampliação de cargos e concessão de espaços em secretarias. No entanto, o cenário atual demonstra o contrário. Sílvio Mendes conseguiu se firmar politicamente e mantém o apoio da maioria dos vereadores, mesmo sem adotar o modelo de acordos herdado da gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa (PRD).
A relação entre Executivo e Legislativo teve momentos de tensão. Muitos parlamentares, acostumados ao fácil acesso e à recepção calorosa, frequentavam o Palácio da Cidade em busca de interlocução. Porém, Silvio Mendes deixou claro, desde o início, que enfrentava sérias dificuldades financeiras deixadas pela administração anterior e que seria necessário enxugar gastos e reorganizar as contas do município.
Os parlamentares que têm demonstrado alinhamento à gestão Sílvio Mendes são: Ana Fideles (Republicanos), Bruno Vilarinho (PRD), Juca Alves (PRD), Valdemir Virgínio (PRD), Roncallin (PRD), Delegado James Guerra (Avante), Luís André (PL), Daniel Carvalho (MDB), Lucy Soares (MDB), Teresinha Medeiros (MDB), Carlos Ribeiro (PDT), Carpejanne Gomes (Podemos), Fernanda Gomes (Solidariedade), Fernando Lima (PDT), Samuel Alencar (União Brasil), Petrus Evelyn (PP), Pedro Alcântara (PP), Samantha Cavalca (PP), Dudu (PT), Zé Filho (PSD) e Enzo Samuel (PDT), presidente da Casa.
Vereadores que criticam, mas apoiam a gestão
A lista apurada pelo PortalODia.com também apurou o apoio de parlamentares que, mesmo criticando a gestão, declaram apoio em votações importantes para o Executivo. O vereador Dudu (PT), por exemplo, historicamente ligado à oposição, tem votado a favor de projetos do Executivo, contrariando a postura mais crítica do seu partido. O mesmo ocorre com Lucy Soares (MDB), que teve atritos políticos com o prefeito no passado, e com Zé Filho (PSD), que já declarou publicamente ter dificuldade de interlocução com a administração municipal.
Outra figura que desperta atenção é o vereador Petrus Evelyn (PP). Apesar de integrar um partido aliado ao prefeito, o parlamentar tem adotado um tom mais crítico à gestão e chegou a afirmar que acionaria a Justiça contra atos do Executivo. Ainda assim, o parlamentar aparece entre os que, na prática, têm contribuído com a aprovação de projetos da Prefeitura.
Entre os que não acompanham o prefeito nas votações estão os vereadores Deolindo Moura (PT), Eduardo Draga Alana (PSD), Elzuila Calisto (PT), Inácio Carvalho (PT), João Pereira (PT), Joaquim do Arroz (PT), Venâncio Cardoso (PT) e Leônidas Júnior (PSB).
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.