Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após mulher ser estuprada, cooperativa de motoristas por aplicativo diz que “não há motivo para pânico”

O crime ocorreu no domingo (11) e o suspeito foi preso ainda na segunda-feira, após a vítima procurar a polícia

14/01/2026 às 12h52

Na última segunda-feira (12), um caso ganhou repercussão no Piauí após uma mulher denunciar ter sido estuprada por um motorista de aplicativo, em Teresina. O crime ocorreu no domingo (11) e o suspeito foi preso ainda na segunda-feira, após a vítima procurar a polícia.

O episódio gerou apreensão na população, especialmente entre usuários do serviço de transporte por aplicativo. No entanto, segundo Érico da Luta, presidente da Cooperativa de Transportes por Aplicativos (Coopertapp-PI) e diretor do Sindicato dos Trabalhadores Motoristas e Entregadores por Aplicativos em Transportes de Passageiros e Entregas do Piauí, o caso deve ser tratado como isolado.

Não há motivo para pânico. Quando ocorre um caso como esse, não é algo que acontece todos os dias. As mulheres podem se sentir seguras, pois 99% da categoria trabalha de forma honesta. A maioria esmagadora dos trabalhadores é composta por homens e mulheres honrados

Érico da Lutapresidente da Cooperativa de Transportes por Aplicativos

Érico da Luta destacou que, infelizmente, há pessoas que se cadastram nas plataformas com más intenções, mas garantiu que a categoria permanece atenta. Ele também reforçou a importância de os usuários redobrarem os cuidados ao solicitar corridas por aplicativo.

“É preciso entender que, em uma categoria de massa, com mais de 10 mil trabalhadores, é possível que alguém se infiltre não para trabalhar, mas para cometer crimes. Por isso, a população deve observar o perfil do motorista antes de aceitar a corrida. Um profissional com três ou quatro mil viagens, bem avaliado e elogiado pelo comportamento, é um motorista confiável”, pontuou.

Érico da Luta, presidente da Cooperativa de Transportes por Aplicativos (Coopertapp-PI) - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Érico da Luta, presidente da Cooperativa de Transportes por Aplicativos (Coopertapp-PI)

O representante da cooperativa também orientou que os usuários verifiquem a quantidade de corridas realizadas pelo motorista. “Se o motorista começou agora, com poucas corridas, como duas ou dez, eu não considero interessante aceitar. Assim como nós avaliamos os passageiros, os passageiros também devem avaliar o perfil do motorista”, disse.

Para os motoristas que estão iniciando na profissão, Érico explicou que é necessário construir credibilidade ao longo do tempo. “O motorista precisa manter um padrão de atendimento, estar bem vestido, com o carro limpo, e limitar a conversa ao necessário”, acrescentou.

O crime ocorreu no domingo (11) e o suspeito foi preso ainda na segunda-feira, após a vítima procurar a polícia. - (Reprodução/SSP) Reprodução/SSP
O crime ocorreu no domingo (11) e o suspeito foi preso ainda na segunda-feira, após a vítima procurar a polícia.

Por fim, Érico da Luta solidarizou-se com a vítima e sua família e agradeceu à atuação da polícia, que resultou na prisão do suspeito. “Foi retirada uma ‘massa podre’ de dentro da categoria”, concluiu.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.