A Águas do Piauí iniciou sua atuação na zona rural de Teresina, com o abastecimento de água para mais de 10 mil residências, desde o sábado (28). Esse avanço integra a fase final da transição da empresa para a gestão dos recursos hídricos no Piauí, que já contempla, até o momento, 155 municípios e mais de 2 milhões de habitantes atendidos.
De acordo com o diretor-presidente da Águas do Piauí, Guilherme Dias, o primeiro objetivo da empresa na zona rural da capital é eliminar problemas recorrentes, como longos períodos sem abastecimento e fazer o tratamento adequado da água com instalação de cloradores nos poços.
“Este é o primeiro contrato de concessão no país que olha não apenas para a zona urbana, mas também para a zona rural das cidades, montamos equipes operacionais exclusivas para cada região rural, com foco em reparos rápidos e manutenção preventiva par a garantir a continuidade do abastecimento. Queremos transformar a experiência dessas comunidades com os serviços de água regular e com qualidade, ou seja, com água potável”, afirma.
Pelo contrato de concessão, a Águas do Piauí também é responsável pelo abastecimento de água nos aglomerados rurais em todo o estado, que são vilas, distritos ou povoados com, no mínimo, 30 residências e com distância máxima de 20 metros entre elas. Já as localidades que não atendem a esses critérios são classificadas como rural disperso permanecem sob gestão dos atuais prestadores.
“Essas localidades exigem atenção diferenciada, por isso, o contrato os dividiu em ‘aglomerados rurais’ e ‘rurais dispersos’. Na zona rural de Teresina, atenderemos nesta fase, quase 10 mil residências e beneficiaremos aproximadamente 29 mil moradores”, explica Murilo Formiga, gerente executivo de Operação da Águas do Piauí.
Os moradores da zona rural contam com os mesmos canais de atendimento que a empresa disponibiliza para todo o estado para esclarecer dúvidas e registrar solicitações. O contato pode ser feito a qualquer momento pelo número 0800 223 2000, por ligação ou WhatsApp. Também estão disponíveis o aplicativo Águas App e as lojas físicas, cujos endereços podem ser consultados no site www.aguasdopiaui.com.br.
Com essa nova etapa, a Águas do Piauí avança para a parte final da transição, até assumir a totalidade das 224 cidades piauienses. Conforme o cronograma previsto em contrato, todos os municípios devem ser incorporados até o fim de julho de 2025.
Confira as localidades atendidas desde o último sábado (28)
- Agrovila do PA 17 de abril;
- Agrovila do PA Vale da Esperança;
- Agrovila do PCA Campestre do Norte;
- Ave Verde;
- Alto da Floresta;
- Amparo;
- Anaja;
- Assentamento 8 de março;
- Assentamento Manancial;
- Bela Vista;
- Boqueirão;
- Baixão do Tamboril;
- Bom Futuro;
- Chapadinha do Sul;
- Cacimba Velha;
- Calengue;
- Caminho Novo;
- Coroatá;
- Esperança;
- Elmano Castelo Branco;
- Esperança Cajazeiras;
- Firmino da Silveira;
- Flora Isabel;
- José de Holanda;
- Lagoa da Mata;
- Lagoa de Dentro;
- Lagoinha;
- Mata Velha;
- Mucuim;
- Nova Olinda;
- Palmeira;
- Panorama;
- Parque Fronteira;
- Portal do São Vicente;
- Povoado Humaitá;
- Retiro Bom Jesus;
- Santa Luz de Baixo;
- Santa Luz de Cima;
- Santa Teresa;
- São Mateus;
- São Raimundo;
- São Vicente;
- Serra do Gavião;
- Serra Dourada;
- Soturno I;
- Soturno II;
- Soturno III;
- Soturno IV;
- Taboca do Pau Ferrado;
- Taboquinha;
- Tapuia; e
- Vila Gaioso.