O Corpo de Bombeiros foi acionado nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (24) para atender a um princípio de incêndio na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Satélite, na zona Leste de Teresina. O fogo se concentrou no setor de triagem da unidade e não há informações sobre feridos.

Por conta da fumaça, os pacientes precisaram ser transferidos para outras unidades de saúde. Equipes do Corpo de Bombeiros ainda se encontram no local. Em nota, a corporação informou que, ao chegarem à UPA, os militares perceberam que não haviam mais chamas, somente fumaça vinda de um ar condicionado, motivo pelo qual os pacientes foram retirados temporariamente.
O fogo começou na Sala Amarela, destinada à triagem dos pacientes e um dos que estavam no local e tiveram que ser transferidos foi o senhor José Pereira, de 71 anos, que deu entrada ontem (23) na UPA do Satélite com pressão alta. A filha dele, Isalene Pires, conta que o pai tinha sido encaminhado para a Sala Vermelha por risco de um AVC, mas que hoje de manhã ele foi levado para a Sala Amarela porque se encontrava estável.
Pouco depois de o senhor José chegar à Sala Amarela, o princípio de incêndio começou. O fogo teria saído de um ar-condicionado. “Tem que tomar as providências cabíveis. São pessoas que podem morrer. Meu pai, que já poderia ir embora hoje, pode passar mal, pode alterar de novo a pressão dele. Tem que haver alguma providência”, desabafa Isalene. O senhor José Pereira foi transferido para o Hospital do Buenos Aires.

Ao todo, 23 pacientes precisaram ser transferidos da UPA do Satélite para outras unidades de saúde após o princípio de incêndio. Francina Amorim, diretora geral do Complexo do Satélite, relatou que estes pacientes estavam internados na Sala Amarela e na Sala Verde. Muito embora o incêndio tenha começado na Sala Amarela, a fumaça acabou se espalhando, porque toda a unidade funciona com ar-condicionado.
Os pacientes da Sala Vermelha também precisaram ser retirados. Os 23 foram transferidos para unidades como o Hospital do Buenos Aires e outros hospitais próximos. A UPA do Satélite está interditada.
“Só tínhamos um paciente entubado que foi para o HUT. Todos os outros nós levamos para a sala de observação do Hospital do Buenos Aires. Pedimos que aguardassem o atendimento e eles ficaram aguardando. Não houve nenhum ferido ou paciente que chegou a parar e, que era cirúrgico, foi para o Hospital do Satélite. Conseguimos tirar todos sem nenhuma alteração”, relata Francina.
O Corpo de Bombeiros aguarda agora a solicitação da perícia pela direção da UPA. Só depois de feito o procedimento, será possível dizer as reais causas do princípio de incêndio.
Confira a nota da FMS sobre o princípio de incêndio:
Nota de Esclarecimento
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que, na data de hoje (24), ocorreu um princípio de incêndio em um aparelho de ar-condicionado da Sala Amarela da UPA do Satélite.
De imediato, os funcionários utilizaram os extintores de incêndio que estavam no setor. O Corpo de Bombeiros chegou prontamente ao local e conseguiu controlar o fogo com rapidez e eficiência, impedindo que ele se alastrasse dentro da sala. Felizmente, não houve feridos.
23 pacientes foram transferidos , de forma integrada, eficiente e coordenada, para hospitais da rede de saúde. Inicialmente, os pacientes que estavam mais graves na Sala Vermelha da UPA foram remanejados para a sala de estabilização e centro cirúrgico do hospital do Satélite. Os demais pacientes permaneceram no estacionamento da UPA, recebendo assistência necessária de toda a equipe multiprofissional. As ambulâncias foram acionadas, e contamos com o apoio da rede de saúde pública municipal, estadual e privada para a transferência e continuidade da assistência.
Além disso, todos os funcionários estão sendo liberados do plantão após passarem por uma avaliação médica clínica. Informamos que, no início desta nova gestão, todos os aparelhos de ar-condicionado, bem como o gerador, passaram por manutenção.
Por medidas de segurança, devido à fuligem espalhada pelos ambientes, a UPA está temporariamente interditada e só será liberada após autorização dos órgãos competentes. Agradecemos a compreensão de todos e estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Veja o vídeo dos pacientes da UPA do Satélite sendo transferidos:
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.