Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Profissionais de saúde em Teresina terão registro de ponto por biometria facial

A iniciativa busca modernizar o controle de presença, além de ampliar a transparência, a segurança e a eficiência no acompanhamento das cargas horárias dos profissionais.

27/06/2026 às 08h24

27/06/2026 às 08h24

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), iniciou a implantação experimental de um sistema eletrônico de controle de frequência para servidores da rede municipal de saúde. A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 269/2026, publicada no Diário Oficial do Município nesta semana.

Profissionais de saúde em Teresina terão registro de ponto por biometria facial - (Arquivo / O DIA) Arquivo / O DIA
Profissionais de saúde em Teresina terão registro de ponto por biometria facial

O projeto piloto prevê o registro da jornada de trabalho dos servidores por meio de tecnologias como biometria facial, biometria digital e aplicativo móvel. Segundo a FMS, a iniciativa busca modernizar o controle de presença, além de ampliar a transparência, a segurança e a eficiência no acompanhamento das cargas horárias dos profissionais.

Nesta fase inicial, o sistema será testado em quatro unidades funcionais da fundação: a Diretoria de Recursos Humanos (DRH), o Hospital da Primavera, a Coordenadoria Regional de Saúde Norte e a Unidade Básica de Saúde Real Copagre.

Durante o período experimental, os servidores das unidades selecionadas deverão registrar diariamente horários de entrada, saída e intervalos, respeitando a jornada correspondente ao vínculo funcional. Em casos de falhas técnicas ou impossibilidade de registro, a orientação é que o problema seja comunicado imediatamente à chefia e ao setor responsável pelo acompanhamento do sistema.

De acordo com a portaria, os dados obtidos durante o projeto serão utilizados para avaliar a eficácia da ferramenta, sua estabilidade tecnológica e a adaptação à rotina administrativa e assistencial da rede pública de saúde.

O monitoramento da implementação ficará sob responsabilidade da Diretoria de Recursos Humanos, em conjunto com a Gerência de Controle e Risco da FMS. Os setores também serão responsáveis por orientar as unidades participantes e garantir o funcionamento adequado da plataforma.

As regras específicas de operação do novo sistema, incluindo procedimentos de registro e orientações aos servidores, serão detalhadas em manual a ser elaborado pela Diretoria de Recursos Humanos. A portaria entrou em vigor na data de sua publicação.

Licitações na saúde

Ainda nesta semana, a FMS publicou duas licitações que somam R$ 17,4 milhões para reforçar o funcionamento da rede municipal de saúde de Teresina. Os certames foram divulgados em meio a reclamações de usuários sobre falta de medicamentos, desabastecimento de insumos e problemas estruturais em Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A principal licitação, no valor estimado de R$ 10,8 milhões por ano, prevê o registro de preços para aquisição de medicamentos destinados às unidades de atenção básica e especializada da FMS. Já a segunda, de R$ 6,6 milhões anuais, trata da contratação de empresa para coleta, tratamento e destinação final de resíduos de serviços de saúde, além do fornecimento de contêineres, bombonas e refrigeradores para unidades da rede municipal.

Segundo a FMS, as duas contratações buscam garantir o abastecimento das unidades e o adequado gerenciamento dos resíduos hospitalares, considerados serviços essenciais para o funcionamento da rede. As licitações integram a estratégia da fundação para enfrentar dificuldades operacionais e financeiras que vêm afetando o atendimento na saúde pública da capital.