Após a saída de Chico Lucas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP), nomes como o do subsecretário Jetan Pinheiro, além de Matheus Zanatta e Luccy Keiko, eram cotados para assumir a pasta. No entanto, quem acabou escolhido foi o ex-secretário de Saúde, Antônio Luiz. Em entrevista nesta quarta-feira (11) ao Sistema O Dia, ele afirmou que não houve estranhamento dentro da área com sua chegada e que já existia um acordo com o governador Rafael Fonteles para assumir o cargo em caso de saída do titular.
Segundo Antônio Luiz, quando o governador montava a equipe de secretariado, tanto ele quanto Chico Lucas receberam convite para atuar nas áreas de Saúde e Segurança. À época, o atual secretário nacional optou pela SSP, enquanto Antônio Luiz ficou na Saúde, com a possibilidade de assumir a Segurança caso a vaga surgisse, por se tratar de duas áreas estratégicas dentro da gestão.
Ao comentar a própria trajetória no governo, tendo passado pelas secretarias da Fazenda e da Saúde, Antônio Luiz afirmou que também tem experiência ligada à segurança pública, por ter atuado por 11 anos nas Forças Armadas. Ele disse ainda que sua chegada à SSP não gerou resistência interna, pois já mantém relação antiga com parte dos superintendentes, inclusive por ter sido professor em cursos preparatórios frequentados por muitos deles.
“Talvez alguém tenha especulado um problema fora do ambiente da segurança, mas lá dentro tenho um ambiente harmonioso, as pessoas colaborativas, todos os superintendes, tenho uma vantagem que sou um cara idoso, dei muita aula em Teresina, mais de 30 anos em cursinhos de vestibular e concursos e muitos foram meus alunos”, disse.
LEIA TAMBÉM
Para o secretário, é natural que surjam especulações e indicações para uma pasta considerada estratégica, mas destacou que o governador mantém um planejamento definido para a composição da equipe e costuma manter as escolhas feitas para cada área.
“Ele tem um plano bem feito para a gestão e ele sabe com quem contar, avaliando com variáveis que não sabemos, em o que acontece para cada movimento, a minha escolha não foi agora, foi muito antes, que ele já me preparou, que assim que ele quisesse, me colocar na segurança, sempre esteve em seu radar”, finalizou.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.