Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Brasil e Índia firmam acordo sobre minerais críticos e terras raras

Entendimento amplia cooperação em insumos estratégicos para energia e tecnologia e integra agenda comercial e política entre os dois países.

21/02/2026 às 09h43

21/02/2026 às 09h43

Brasil e Índia assinaram, neste sábado (21), em Nova Délhi (capital indiana), um acordo de cooperação na área de minerais críticos e terras raras, considerados estratégicos para a produção de tecnologias como veículos elétricos, painéis solares, smartphones e equipamentos militares. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro indiano Narendra Modi ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita oficial.

O entendimento prevê ampliação de investimentos e colaboração técnica na exploração e no processamento desses recursos. O Brasil detém as segundas maiores reservas globais de terras raras, enquanto a Índia busca diversificar fornecedores e reduzir a dependência da China nesse setor.

Brasil e Índia firmam acordo sobre minerais críticos e terras raras - (Reprodução/X) Reprodução/X
Brasil e Índia firmam acordo sobre minerais críticos e terras raras

Em declaração à imprensa, Lula afirmou que o acordo reforça a parceria estratégica entre os dois países e amplia a cooperação em energia renovável. “Ampliar os investimentos e a cooperação em matéria de energias renováveis e minerais críticos está no cerne do acordo pioneiro que assinamos hoje”, declarou. Ele também citou a Aliança Global para Biocombustíveis como instrumento de articulação na agenda climática.

Modi classificou o entendimento como “um passo importante para construir cadeias de suprimento resilientes”. A cooperação ocorre em meio à reorganização das cadeias globais de produção e à busca de países emergentes por maior autonomia em setores considerados estratégicos.

Além do acordo sobre minerais, os dois governos assinaram outros memorandos de entendimento nas áreas de tecnologia digital, saúde, mineração, setor postal, micro e pequenas empresas e certificação de origem de produtos. Também foi formalizada uma declaração conjunta sobre parceria digital.

Durante o encontro, Lula destacou a intenção de fortalecer o chamado Sul Global e defendeu reformas em organismos multilaterais, como o Conselho de Segurança da ONU. Ele afirmou que Brasil e Índia compartilham interesses comuns na defesa do multilateralismo e da ampliação da representatividade internacional.

As trocas comerciais entre os dois países superaram US$ 15 bilhões em 2025. A meta anunciada pelos governos é elevar o fluxo bilateral para US$ 20 bilhões até 2030. Após a agenda na Índia, Lula segue para a Coreia do Sul, onde participará de reuniões bilaterais e de um fórum empresarial.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Nathalia Amaral.