Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Wellington Dias afirma que definição de vice ainda depende de diálogo na base governista

A declaração ocorre após o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), anunciar, na última semana, o nome do ex-secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, como pré-candidato a vice-governador.

16/01/2026 às 11h20

O ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome e senador licenciado, Wellington Dias (PT), afirmou que a definição do pré-candidato a vice-governador na chapa governista para as eleições de 2026 ainda depende de diálogo entre os partidos aliados.

A declaração ocorre após o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), anunciar, na última semana, o nome do ex-secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, como pré-candidato a vice-governador. O anúncio gerou repercussão no meio político, sobretudo entre aliados mais próximos de Wellington Dias, que defendem a necessidade de maior diálogo antes da consolidação da chapa majoritária.

Ao comentar o processo de definição do vice, Wellington Dias destacou que o momento ainda é de articulação política e organização do calendário eleitoral.

“Vamos focar em muito trabalho, resultado e, graças a Deus, do Piauí, do Brasil, dos municípios acontecerem. Agora, a gente começa a ter uma responsabilidade. Até 6 de abril nós temos um primeiro prazo do calendário. Quais as pessoas que estão em governos, que estão em atividades de secretário e agora vão se afastar para serem candidatos? Como é que a gente, a partir dessas definições, organiza as chapas para estadual, para federal, nossa responsabilidade com o time do povo do Piauí? E do outro lado, também, como é que a gente completa todas as decisões para as chapas majoritárias? Então, é diálogo. Agora é hora de diálogo para que a gente tenha realmente o melhor para o povo do Piauí”, afirmou ao PortalODia.com nesta sexta-feira (16).

Wellington Dias afirma que definição de vice ainda depende de diálogo na base governista - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Wellington Dias afirma que definição de vice ainda depende de diálogo na base governista

Sobre a indicação de Washington Bandeira, que atualmente coordena seminários e reuniões para a elaboração do plano de governo de 2026, o ministro avaliou de forma positiva a escolha.

“Achei ótimo. Por quê? Porque muitas vezes a gente fixa só em candidatura. E o povo? Então nós temos que nos lembrar que quem decide é a sua excelência, o povo. E que tal se a gente trabalhar esse diálogo, como propôs o governador Rafael com o povo para os passos que a gente quer dar entre 2027 e 2030. É uma pessoa que estava como secretário, se afastou, aceitou esse desafio. Lá atrás o Chico Lucas fez esse trabalho de coordenação, o próprio Rafael, na linha de frente. E a gente teve um ótimo projeto. É tanto que o Piauí vem crescendo na saúde, na educação, na economia, no social, no turismo, ou seja, em todas as áreas. E isso é graças a essa organização”, ressaltou.

Washington Bandeira atualmente  coordena seminários e reuniões para a elaboração do plano de governo de 2026 - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Washington Bandeira atualmente coordena seminários e reuniões para a elaboração do plano de governo de 2026

Questionado se se sente confortável com as articulações em torno da montagem da chapa governista, Wellington Dias afirmou que acompanha o processo com tranquilidade e senso de responsabilidade política.

“Totalmente confortável. Qual é o ponto para a gente entender? Eu tenho a responsabilidade de ser um dos líderes que tem toda a responsabilidade com esse time. E veja, o que é que queremos? Queremos que tenhamos uma chapa que seja capaz de nos dar vitórias e dar vitórias importantes para eleger o máximo de federais e estaduais, assim como as duas vagas do senador, eleger, se Deus quiser, governador e o presidente Lula”, concluiu.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.