Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Virada do ano será de calor no Piauí, mas chuva deve cair nos primeiros dias de 2026

Chuva deve vir forte por conta justamente das altas temperaturas. Defesa Civil faz alerta.

30/12/2025 às 15h00

30/12/2025 às 15h00

Quem passar a virada do ano no Piauí, passará no calor. É isso o que diz a previsão meteorológica para o réveillon 2026. Depois de alguns dias de chuva, a temperatura voltou a subir, em especial em Teresina. E deve se manter nos próximos dias.

Virada do ano será de calor no Piauí, mas chuva deve cair nos primeiros dias do ano - (ODIA) ODIA
Virada do ano será de calor no Piauí, mas chuva deve cair nos primeiros dias do ano

Isso se explica pela condição de irregularidade de chuva que o Piauí vive no momento. Apesar de ter chovido na semana passada e o calor ter dado uma trégua, o período atual é de calor. Vale lembrar: o estado ainda está no chamado B-R-O-Bró. Isso explica o aumento do calor e a previsão de tempo quente para a virada do ano.

Quem diz isso é o climatologista Werton Costa. “Se tirar todas as nuvens de dezembro do céu do Piauí e não chover, o que fica é o sol do B-R-O-Bró. As pessoas não devem se assustar com esse sol nem com essa temperatura, porque é a temperatura normal do período que se manifesta justamente pela ausência de chuva. Não é que está mais quente. É que tem menos chuva”, explica.

Werton Costa, climatologista - (Wellington Oliveira/O Dia) Wellington Oliveira/O Dia
Werton Costa, climatologista

Em várias regiões do Piauí, a previsão é de calor no réveillon, principalmente no Norte, na faixa metropolitana de Teresina e também na região dos Cocais e no litoral. Mas em regiões como a do Cerrado, pode chover pelas próximas 48 horas, inclusive com chance de alerta pela Defesa Civil Nacional para cidades como Santa Filomena, Gilbués, Canto do Burti, Bom Jesus e Baixa Grande do Ribeiro.

Mas depois da virada do ano, a chuva volta. “É justamente a temperatura elevada que faz com que a distribuição da chuva seja alterada. E quando a chuva vem, vem com intensidade e acompanhada de rajadas de vento e muita descarga elétrica”, pontua Werton Costa.

Werton Costa, Climatologista - (Wellington Oliveira/O Dia) Wellington Oliveira/O Dia
Werton Costa, Climatologista

A Defesa Civil recomenda atenção por parte da população das cidades piauienses com chances de chuva nos primeiros dias do ano principalmente porque devem ser chuvas com grande potencial de destruição.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.