O vereador da cidade de Balsas-MA, Hélio Sousa Neto (União Brasil), teve sua prisão decretada pela justiça piauiense por suspeita de ser o mandante de um assassinato ocorrido em Santa Filomena no dia 03 de outubro de 2025. O parlamentar, que é conhecido como Hélio Tiví, é considerado foragido. O mandado expedido é de prisão temporária no âmbito de uma investigação conduzida pela Delegacia Regional de Gilbués.
De acordo com o delegado Célio Benício, diretor de Polícia do Interior do Piauí, Hélio teria sido o mandante do assassinato de Luís Carlos Nascimento, que foi morto a tiros em um crime supostamente motivado por vingança. Luís teria matado o irmão do vereador em crime praticado no ano de 2024 no Maranhão. Em vingança, o parlamentar teria mandado executá-lo.
O crime foi praticado na noite do dia 03 de outubro. Luís Carlos estava em sua residência, em Santa Filomena, quando foi surpreendido por vários indivíduos em uma picape vermelha. Eles disparam pelo menos oito vezes contra a vítima, que morreu na hora. Após investigações, a polícia chegou ao vereador e o identificou como sendo o mandante do crime.
“O Luís Carlos tinha se mudado há cerca de oito meses para Santa Filomena quando foi executado. Foi identificado o veículo Strada vermelho usado pelos suspeitos e descobrimos que o carro era alugado. Nossa equipe se dirigiu até essa locadora e identificou o aluguel no nome do vereador Hélio Sousa Neto. Já sabíamos da ligação dele com a vítima, Luís Carlos. O irmão do parlamentar teria sido morto pelo Luís durante uma discussão motivada por uma dívida em 2024”, explicou o delegado Célio Benício.
A polícia não descarta o envolvimento de mais pessoas além do vereador e dos executores no crime. Outros mandados relacionados ao caso devem ser expedidos nos próximos dias. Hélio Tiví ainda não foi preso. O parlamentar divulgou uma nota em que se declara inocente e diz confiar na justiça. Confira abaixo:
Em respeito à minha família, aos amigos e à toda população de Balsas, afirmo de forma veemente, a minha absoluta inocência em relação aos fatos que têm sido divulgados.
Tomei conhecimento dos fatos exclusivamente através de publicações em redes sociais.
Confio plenamente na atuação da Justiça e das instituições, às quais me coloco à inteira disposição para todos os esclarecimentos necessários, certo de que a verdade será demonstrada no curso regular do processo.
Peço serenidade a todos e respeito ao devido processo legal. Seguirei colaborando com as autoridades e mantendo a tranquilidade, com a consciência limpa de quem nada fez de errado.
Agradeço as manifestações de apoio e a compreensão de todos.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.