Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

UFPI lança edital com 435 vagas para cursos técnicos na capital e interior; veja como participar

Os estudantes que ingressarem nos colégios técnicos serão contemplados com bolsas como auxílio creche, residência e vivências profissionalizantes

24/11/2025 às 14h25

24/11/2025 às 14h25

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) lançou, nesta segunda-feira (24), edital com 435 vagas para cursos técnicos, nas cidades de Teresina, Bom Jesus e Floriano. As inscrições seguem abertas às 23h59 do dia 11 de dezembro e podem ser realizadas exclusivamente via internet.

UFPI lança edital com 435 vagas para cursos técnicos na capital e interior - (Divulgação) Divulgação
UFPI lança edital com 435 vagas para cursos técnicos na capital e interior

Segundo a instituição, para concorrer às vagas, os candidatos realizarão 40 questões objetivas de portguês e matemática, as provas serão objetivas e de múltipla escolha. A aplicação está prevista para o dia 18 de janeiro de 2026, nas cidades de Bom Jesus, Floriano e Teresina.

Os candidatos poderão optar pelas modalidades concomitantes, em que o estudante realiza o ensino médio e também um curso técnico e a modalidade subsequente, para aqueles que já concluíram o ensino médio e pretendem fazer somente curso técnico, com duração de duas horas.

De acordo com o edital, das 435 vagas, 20% serão destinadas à ampla concorrência e 80% ao sistema de reserva de vagas.

Para a capital, serão ofertadas 230 vagas no Colégio Técnico de Teresina (CTT), distribuídas entre os cursos técnicos de Agropecuária (concomitante e subsequente), Informática (concomitante) e Enfermagem (subsequente).

No Colégio Técnico de Floriano (CTF), serão ofertadas 135 vagas, distribuídas entre os cursos técnicos de Agropecuária (concomitante e subsequente), Informática (subsequente) e Agente Comunitário de Saúde (subsequente).

Já no Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ), serão ofertadas 70 vagas, distribuídas entre os cursos técnicos de Agropecuária (subsequente) e Enfermagem (subsequente).

Os estudantes que ingressarem nos colégios técnicos serão contemplados com bolsas como auxílio creche, residência e vivências profissionalizantes, que tem o objetivo de proporcionar a permanência dos alunos nos cursos.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Nathalia Amaral