O deputado estadual Dr. Thales Coelho (Progressistas) retornou nesta semana ao mandato na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) após deixar a Secretaria Municipal de Saúde de Picos. Com o movimento, o suplente Dorgin Félix (Progressistas) deixa o cargo e volta à suplência.
A mudança ocorre após o prefeito de Picos, Pablo Santos (MDB), exonerar o parlamentar e nomear Yara Portela, esposa do deputado, para assumir a Secretaria de Saúde. Thales Coelho volta ao Legislativo no momento em que a Casa entra na fase final de indicação de emendas ao Projeto de Lei Orçamentária de 2026, e não descarta permanecer na Alepi até o encerramento do mandato.
“Eu estava como secretário de Saúde de Picos, juntamente com o deputado Pablo, na prefeitura. E hoje estou retornando às atividades, como eu creio que muitos parlamentares vão voltar para indicar as nossas emendas legislativas para trabalhar mais ainda pelo estado do Piauí”, afirmou.
Questionado sobre o futuro político após o período orçamentário, o deputado disse que ainda avalia, junto ao prefeito de Picos e ao governador Rafael Fonteles, se voltará ao cargo de secretário ou continuará no Parlamento.
“Eu vou ainda ter conversas tanto com o prefeito municipal como com o governador para a gente ver realmente se tem essa possibilidade de eu voltar para a secretaria ou se permanecer ainda na Assembleia Legislativa”, disse.
Thales Coelho também confirmou que deve mudar de partido em 2026. Segundo ele, há um compromisso firmado desde sua entrada no governo estadual para se filiar a uma sigla da base do governador Rafael Fonteles. O destino mais provável é a Federação PT/PV/PCdoB, que trabalha para consolidar a chapa proporcional do próximo ano.
“Tem um compromisso desde o momento que eu fui para o governo do Rafael de trabalhar e me filiar em um partido da base do governador. Então vou manter esse compromisso, ainda não decidir qual partido ainda tomar, mas provavelmente seja um partido da federação”, concluiu.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.