A população piauiense deve ficar atenta à baixa umidade relativa do ar prevista para os próximos dias. De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, entre os dias 22 e 28 de junho, os índices de umidade estarão bem abaixo da média para o período, com destaque para o extremo sul do estado, onde os níveis devem chegar a 30%. Nas demais regiões do Piauí, os valores devem ficar em torno dos 40%.

“As condições atmosféricas podem se tornar adversas nos próximos dias. Os padrões higrométricos estarão bem abaixo da média para o período em praticamente toda a porção Sul do Estado. A partir da modelagem nacional, verificamos que as áreas impactadas serão toda a faixa cerradeira e sertaneja”, afirmou Werton Costa.
Ele alerta ainda que esse tipo de cenário oferece riscos à saúde, especialmente para crianças e idosos, grupos mais vulneráveis aos efeitos do tempo seco.
A umidade relativa do ar abaixo dos 30% é considerada de atenção pela Organização Mundial da Saúde (OMS), podendo causar desconforto, irritações nos olhos e problemas respiratórios. Diante disso, a Defesa Civil orienta a população a adotar cuidados simples, para minimizar os impactos da baixa umidade.
Dicas de segurança para o tempo seco:
- Cuidados em casa e na rua para manter em dia sua saúde;
- Mantenha sua casa limpa: muita poeira pode causar doenças respiratórias;
- Beba bastante água: mantenha seu corpo hidratado;
- Pratique exercícios físicos no início da manhã ou no fim da tarde;
- Use umidificador e limpe os aparelhos de ar condicionado.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.