O ex-juiz e ex-secretário estadual de educação, Washington Bandeira, comentou sobre a indicação do governador Rafael Fonteles (PT) no qual deliberou pelo nome do ex-gestor para o cargo de pré-candidato a vice-governador na chapa majoritária de 2026. Ele afirmou que sua atuação na política será alinhada com os anseios da base aliada, do governador Rafael Fonteles e de todo o grupo organizado pelo Partido dos Trabalhadores. As declarações foram concedidas ao PortalODia.com nesta quarta-feira (7).
Ao O Dia, Bandeira relatou que já dialoga com as bases eleitorais e demais figuras da política sobre como será seu posicionamento dentro do debate eleitoral de 2026. Ele ressaltou que não irá impor seu nome aos demais aliados e que comunga de todas as ideias e bandeiras do grupo, no qual nortearão sua atuação política de grupo em prol do objetivo eleitoral que se avizinha.
LEIA TAMBÉM
- Cotado para ser vice de Rafael, Washington Bandeira diz não ver resistências no PT ao seu nome
- Rafael Fonteles anuncia Washington Bandeira como pré-candidato a vice
- Rodrigo Torres assume a Seduc-PI e fala em dar seguimento ao trabalho de Washington Bandeira
- Washington Bandeira é exonerado da Seduc; novo secretário é nomeado
- Secretário Washington Bandeira diz que missão que vai assumir é técnica, não eleitoral
“Como eu já vinha dizendo eu sou um soldado fiel do governador Rafael Fonteles, do governo, do Partido dos Trabalhadores ao qual eu tenho a honra de ser filiado, já tenho afinidade com o partido, já de há muito tempo com as bandeiras, com as marcas, com as lutas do partido. Sou um soldado de toda a base aliada, então estou à disposição para construir nesse processo junto com o PT e junto com os outros partidos”, disse.
Na ocasião, o ex-gestor comentou sobre a sua trajetória na vida pública e na política. No início dos anos 2000, atuou como assessor parlamentar do então deputado Nazareno Fonteles, pai do governador, época em que estava cursando Direito na Universidade de Brasília. Depois disso, ele decidiu enveredar para a magistratura, sendo Juiz Federal. Apesar de a legislação constitucional vedar a participação na vida política, ele comentou que sempre manteve ideologia política com o PT no Piauí.
Ele comentou ainda sobre sua atuação na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), posto que assumiu desde o início da gestão de Rafael Fonteles e destaca pelo governador durante o anúncio de indicação para vice. Bandeira disse que trabalhou ao lado de seu time de forma incansável na pasta para que a pasta apresentasse com resultados e que o reconhecimento do governador é fruto da parceria realizada ao longo dos anos.
“Eu recebi com muita honra, com muita felicidade. Eu penso, como o próprio governador colocou na mensagem, que é um reconhecimento a essa parceria, à lealdade, à confiança e também ao nosso trabalho na Secretaria da Educação. Como ele disse na mensagem, a área com a melhor aprovação do governo, uma das melhores, que nós temos muitas áreas com excelente aprovação, no governo, por isso eu agradeço ao meu ex-time de profissionais e estudantes do time Seduc”, destacou.
Condução dos seminários pelo Piauí
Washington Bandeira hoje é assessor especial do Governo, no qual deverá percorrer os municípios piauienses para realizar debates e reuniões em prol da elaboração do plano de governo de Rafael Fonteles para as eleições de 2026.
“Faremos muitas reuniões preparatórias dos seminários com as lideranças do PT e dos demais partidos da base aliada ligadas a cada área, os setoriais. Dessas reuniões a gente vai montar uma proposta que são as metas para o próximo programa de governo. É um resumo do que fizemos e do que vamos fazer ou vamos propor ao povo do Piauí que soberano nas escolhas eleitorais e nas escolhas dos projetos que eles querem realmente aprovar, validar e encampar através da eleição que é a grande expressão da democracia”, explicou.
Resistências ao nome
Informações de bastidores apontam que a indicação de Washington Bandeira como pré-candidato a vice-governador ainda não está totalmente consolidada. Membros mais históricos do PT ainda não se deram por satisfeitos pela escolha. Sobre o assunto, Bandeira disse que vai continuar a dialogar com todas as instâncias partidárias para que, assim, a base seja unificada e que possam marchar juntos no próximo pleito eleitoral.
“Vou dialogar agora, vou me mostrar, apresentar as minhas características, a minha experiência na vida pública, as minhas credenciais, de uma forma muito serena, como eu já vinha fazendo como secretário da Educação. Eu sempre dialoguei muito com todas as lideranças do PT, prefeitos, prefeitas, vereadores, vereadoras, deputados, senadores. O diálogo foi sempre muito positivo, resolvendo as demandas, atendendo a todos e todas. Então eu vou continuar com esse trabalho agora de forma mais intensa”, finalizou.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.