Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

SoberanIA: sistema de inteligência artificial piauiense é lançado nacionalmente

Projeto 100% em português promete ser o mais seguro e moderno da América Latina

09/12/2025 às 19h13

O governador Rafael Fonteles lançou nesta terça-feira (9), em Brasília, o SoberanIA, um sistema de inteligência artificial 100% em português desenvolvido pelo Governo do Piauí. A implantação da estrutura física de IA conta com parceria do MCTI, Telebras, Modular e Scala Data Centers, ampliando a base de dados em língua portuguesa de 130 bilhões para 350 bilhões de tokens, validada para uso comercial.

Lançamento ocorreu nesta terça-feira (9) em Brasília.  - (Gabriel Paulino) Gabriel Paulino
Lançamento ocorreu nesta terça-feira (9) em Brasília.

A apresentação aconteceu durante o Encontro Nacional de IA Soberana, e o sistema piauiense já oferece soluções prontas para a administração pública, representando um avanço de software para uma infraestrutura de Estado.

“O que esperamos com isso é, sobretudo, a melhoria da prestação do serviço público. A inteligência artificial permite que os serviços públicos evoluam de maneira mais eficiente, mais inclusiva, mais ágil e mais precisa. Esse investimento vai repercutir na qualidade do atendimento, como já estamos experimentando no Piauí, por exemplo, na saúde pública e na segurança pública”, afirmou Rafael Fonteles.

O sistema promete ser o mais seguro e moderno da América Latina. A parceria firmada pelo governo piauiense prevê uma nuvem soberana, datasets nacionais e capacidade computacional totalmente brasileira.

O Governo do Piauí já utiliza o SoberanIA em aplicações práticas, como o “Piauí Oportunidades”, com trilhas personalizadas de ensino, e o “BO Fácil”, que permite registrar ocorrências policiais por voz via WhatsApp.

A infraestrutura física do sistema contará com três núcleos integrados:

Em Teresina, funcionará a Fábrica de IA do Piauí, sede de desenvolvimento, refinamento e treinamento dos modelos, com equipes de pesquisadores. Em Brasília, será implantado o Cofre de Dados, operado pela Telebras, com um data center Tier IV instalado em área militar. No Sul do país, ficará o Distrito Soberano, onde as GPUs operarão em larga escala para o treinamento e atualização dos modelos, aproveitando o clima mais favorável da região.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações do Governo do Piauí