Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Severo Eulálio diz que Partido dos Trabalhadores larga na frente em 2026 por ter governador filiado a sigla

O presidente da Alepi afirma que o MDB seguirá aliado e unido, mas reconhece vantagem do partido nas disputas proporcionais.

14/12/2025 às 17h21

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Severo Eulálio (MDB), comentou sobre o equilíbrio das chapas proporcionais para as eleições de 2026 e afirmou que o Partido dos Trabalhadores (PT) acaba saindo à frente dos demais por ter o governador Rafael Fonteles como filiado, já que dele parte boa parte do direcionamento político da base aliada.

Severo Eulálio acredita que o Partido dos Trabalhadores tem uma leve vantagem na disputa do próximo a - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Severo Eulálio acredita que o Partido dos Trabalhadores tem uma leve vantagem na disputa do próximo a

Além do governador, o vice também deve ser do PT, com o nome mais cotado sendo o do secretário de Educação, Washington Bandeira. Por decisão de Rafael Fonteles, a base governista deve montar chapas apenas pela federação PT/PCdoB/PV e pelo MDB, em uma coligação cruzada com o PSD. Há ainda a possibilidade de formação de uma chapa federal com o Republicanos.

“O MDB tem trabalhado para fortalecer o seu time, fortalecer o seu grupo, como nós temos um governador filiado a um partido, naturalmente esse partido acaba que sai um pouco com uma certa vantagem, mas o MDB é aliado, é um aliado histórico do Partido dos Trabalhadores aqui no Piauí e tem trabalhado para manter a sua base forte, coesa, unida e preparada para 2026”, disse.

Sobre a possibilidade de nomes deixarem o MDB por não acreditarem que a sigla possa garantir uma boa “calda de votos”, o parlamentar afirmou que o partido é construído pela união de forças e que o resultado eleitoral depende do coletivo.

“Quem for vitorioso ou quem for derrotado, tudo isso depende do partido. De todos os partícipes do partido, por isso é que chama partido, é união de forças, aglutinamento de lideranças, as pessoas com o mesmo pensamento procurando o mesmo benefício para o povo do Piauí”, declarou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.