Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Senado aprova a criação de vara para julgar recursos da Justiça Federal no Piauí

Proposta relatada por Marcelo Castro busca aliviar a sobrecarga dos juizados federais no estado, sem gerar novas despesas.

15/07/2025 às 18h37

O Senado aprovou, nesta terça-feira (15), em plenário, a criação de uma nova vara de Justiça, a 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais no Piauí. Com a aprovação na Casa Alta, o texto segue agora para sanção do presidente Lula.

A nova vara terá sede em Teresina, com jurisdição em todo o estado do Piauí - (Lula Marques/Agência Brasil) Lula Marques/Agência Brasil
A nova vara terá sede em Teresina, com jurisdição em todo o estado do Piauí

Atualmente, o Piauí conta com apenas uma turma recursal para julgar recursos oriundos de oito varas federais. A proposta, relatada pelo senador Marcelo Castro (MDB), foi aprovada com certa urgência devido à sobrecarga dos juizados federais no estado.

Segundo o projeto apresentado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), a carga de trabalho da turma recursal do Piauí é o triplo da média da 1ª Região da Justiça Federal, que engloba o estado.

Para Marcelo Castro, a medida busca reequilibrar o Judiciário. A proposta transforma quatro cargos vagos de juiz federal substituto em três cargos de juiz federal, utilizando sobras orçamentárias de funções comissionadas, sem criação de despesas adicionais.

“Paralelamente, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) poderá realocar magistrados de varas com baixa movimentação para a instância recursal de maior volume processual, otimizando recursos humanos já existentes”, argumentou.

A nova vara terá sede em Teresina, com jurisdição em todo o estado do Piauí, e será composta por três juízes federais. Com a criação, o estado passará a contar com 271 juízes federais e 168 substitutos. As varas que tiverem cargos transformados deverão ajustar sua composição para contar apenas com um juiz federal.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações da Agência Senado