A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Piauí lançou, nesta sexta-feira (7), o edital para o Programa Oportunidade Jovem 2025, com 10 mil vagas destinadas aos estudantes de cursos técnicos de nível médio da rede pública estadual. A iniciativa tem como objetivo oferecer estágios obrigatórios remunerados, monitoria estudantil e programas de aprendizagem profissional.

O programa foi ampliado em relação aos anos anteriores e agora conta com três eixos principais:
- 6.500 vagas para estágio curricular obrigatório;
- 3 mil vagas para monitoria estudantil;
- 500 vagas para aprendizagem profissional.
Essas vagas são distribuídas entre diversas escolas estaduais, com apoio de empresas parceiras.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância do programa para os estudantes da rede pública estadual. “É um projeto ambicioso e revolucionário, que aproxima nossos jovens do mercado de trabalho e os incentiva a estudarem cada vez mais,” afirmou.
LEIA TAMBÉM
Nos últimos dois anos, o programa já beneficiou milhares de estudantes com mais de R$ 12 milhões em investimentos. O eixo de monitoria estudantil, por exemplo, atendeu 2.9 mil alunos, com bolsas de R$ 350 mensais. O estágio curricular obrigatório, por sua vez, envolveu mais de 6 mil estudantes, e o eixo de aprendizagem profissional contratou 287 jovens em 55 empresas parceiras.
Os interessados devem acessar o edital para mais informações sobre como se inscrever nas vagas disponíveis.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.