Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reforma Tributária: 23 municípios do Piauí ainda não aderiram ao novo sistema da Nota Fiscal Eletrônica

Tribunal de Contas alerta que cidades que não se integrarem ao novo sistema até 2026 podem perder repasses e arrecadação.

18/12/2025 às 19h17

Faltando apenas 14 dias para o início da fase de testes da Reforma Tributária do Consumo, 23 municípios do Piauí ainda não aderiram ao sistema da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), segundo dados do Painel da Receita Federal.

Municípios têm até o dia 31 de dezembro para realizarem a adesão.  - (Shutterstock) Shutterstock
Municípios têm até o dia 31 de dezembro para realizarem a adesão.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) aprovou de forma unânime, na segunda-feira (15), a obrigatoriedade de adesão dos municípios ao Plano Nacional de Implementação da Reforma Tributária, alertando que o não cumprimento pode acarretar sanções financeiras graves e perdas de receita.

As cidades que ainda não se integraram são, em sua maioria, de pequeno porte, e precisam concluir a adesão até 1º de janeiro de 2026. Após esse prazo, somente as notas fiscais emitidas no Ambiente Nacional serão consideradas válidas.

De acordo com o TCE-PI, o descumprimento das normas pode resultar no bloqueio de transferências voluntárias da União, perda de participação na arrecadação do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) — calculado com base no histórico de arrecadação —, além da invalidez de documentos fiscais fora do padrão nacional, comprometendo a receita própria dos municípios.

A Reforma Tributária, sancionada no começo deste ano e com início de transição em 2026, substitui cinco impostos atuais sobre o consumo por um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dividido entre a União, os estados e os municípios. O novo modelo cria o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), simplificando o sistema e evitando a cobrança repetida de tributos ao longo da cadeia produtiva. A mudança será totalmente concluída em 2033.

Durante o período de transição, a partilha do IBS entre os municípios será calculada com base na arrecadação de 2019 a 2026, incluindo juros, multas, valores de dívida ativa e receitas do Simples Nacional.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações do TCE