Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rede articula com PSOL para lançar ex-deputado Manuel Domingos ao Senado em 2026

Presidente da sigla no Piauí diz que federação trabalha para apresentar um nome alternativo da esquerda ao cenário político estadual.

02/12/2025 às 17h30

O presidente da Rede Sustentabilidade no Piauí, Messias Júnior, informou que o partido está articulando a formação de uma chapa de deputado federal e trabalha para que a federação com o PSOL lance o nome do ex-deputado federal Manuel Domingos Neto como único candidato ao Senado, dependendo ainda do aval do partido aliado.

Messias Júnior, presidente do Rede Sustentabilidade.  - (Reprodução/Instagram) Reprodução/Instagram
Messias Júnior, presidente do Rede Sustentabilidade.

Messias destacou que a esquerda no estado precisa apresentar novos nomes que possam se consolidar como alternativas no cenário político, e afirmou que a sigla mantém diálogo com lideranças populares, ambientais e culturais para fortalecer sua presença nas eleições de 2026.

“Estarmos conversando com várias lideranças populares, ambientais e culturais. Inclusive como portador de mandato que possam ver na rede a possibilidade de conquista de mandato, que possam ter na rede essa possibilidade. A gente está nas conversas de bastidores ainda e não estamos revelando o nome porque eh vamos ver como é que vai ficar essa essa ideia do governador de fazer só os chapões da situação vai vingar”, disse.

Para o Senado, Messias Júnior afirmou que o nome de Manuel Domingos surge como alternativa ao segundo voto, sendo uma opção aos nomes já colocados — Ciro Nogueira (PP), Júlio César (PSD) e Marcelo Castro (MDB). No entanto, a decisão ainda depende da posição do PSOL, que tem como pré-candidato Francinaldo Leão.

Ex-deputado Manuel Domingos deverá ser o candidato da Rede ao Senado em 2026.  - (Reprodução/Instagram) Reprodução/Instagram
Ex-deputado Manuel Domingos deverá ser o candidato da Rede ao Senado em 2026.

“Nós temos a Federação, como depende de umas tratativas com o próprio PSOL. Porque uma eventual candidatura do Manoel Domingos é uma candidatura para representar um espaço vazio na política. Que é o campo popular. Nós temos três candidatos, mas todos os três representam a elite política”, disse.

O dirigente lembrou ainda que a federação com o PSOL se encerra em março de 2026, e que ainda não há definição sobre sua continuidade. Segundo ele, há 80% de chance de renovação, e o objetivo é lançar apenas um nome ao Senado, sendo o de Manuel Domingos a principal aposta.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.