Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"Recebo com honra", diz Jorge Messias após ser indicado por Lula a vaga no STF

Lula indicou advogado-geral da União para cadeira de Barroso; Jorge Messias também agradeceu as orações e manifestações de apoio recebidas.

21/11/2025 às 08h49

21/11/2025 às 08h49

O advogado-geral da União, Jorge Messias, cidadão piauiense por honraria concedida pela Alepi, disse nesta quinta-feira (20) que recebeu com honra a indicação de seu nome para ocupar uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a indicação de Messias para ocupar a cadeira do ministro Luís Roberto Barroso, que anunciou aposentadoria antecipada da Corte e deixou o tribunal no mês passado.

"Recebo com honra", diz Jorge Messias após ser indicado por Lula a vaga no STF - (Ricardo Stucker) Ricardo Stucker
"Recebo com honra", diz Jorge Messias após ser indicado por Lula a vaga no STF

Em nota publicada nas redes sociais, o advogado-geral da União agradeceu as orações e manifestações de apoio recebidas e disse que vai demonstrar aos senadores que preenche os requisitos para ocupar a vaga. “Com fé e humildade confiadas às senadoras e aos senadores da República, buscarei demonstrar o atendimento aos requisitos constitucionais necessários ao exercício desta elevada missão de Estado”, declarou.

Messias também reafirmou o compromisso de defender a democracia brasileira. “Reafirmo meu compromisso com a Constituição da República, com o Estado Democrático de Direito e com a Justiça brasileira, em especial, com os relevantes deveres e responsabilidades da magistratura nacional”, completou.

Para tomar posse, Messias precisa passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e ter o nome aprovado em votação no colegiado e no plenário da Casa. A data da sabatina ainda será definida.

Ele está no comando da AGU desde 1° de janeiro de 2023, início do terceiro mandato de Lula. Nascido no Recife, o futuro ministro é procurador concursado da Fazenda Nacional desde 2007. Ele é formado em direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE) e possui os títulos de mestre e doutor pela Universidade de Brasília (UnB).

Durante o governo da presidenta Dilma Rousseff, Messias foi subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República. O setor é responsável pelo assessoramento direto do presidente.

Confira a nota na íntegra:

NOTA PÚBLICA

Recebo com honra a indicação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de Ministro do

Supremo Tribunal Federal.

Agradeço a confiança em meu nome e acolho com afeto todas as orações e manifestações de apoio recebidas. Uma vez aprovado pelo Senado, comprometo-me a retribuir essa confiança com dedicação, integridade e zelo institucional.

Com fé e humildade confiadas às Senadoras e aos Senadores da República, buscarei demonstrar o

atendimento aos requisitos constitucionais necessários ao exercício desta elevada missão de Estado.

Reafirmo meu compromisso com a Constituição da República, com o Estado Democrático de Direito e com a Justiça brasileira, em especial, com os relevantes deveres e responsabilidades da Magistratura nacional.

Brasília, 20 de novembro de 2025.

Jorge Rodrigo Araújo Messias

Messias nasceu em Pernambuco, mas viveu por muito tempo no Piauí

Em 2023, Jorge Messias recebeu o Título de Cidadania Piauiense, concedido pela Assembleia Legislativa do Piauí. Apesar de ser pernambucano de nascença, Messias viveu parte da infância e da adolescência no Piauí, tendo estudado no Instituto Dom Barreto, uma das instituições de ensino mais tradicionais da capital.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações da Agência Brasil