Com o início do período chuvoso no Piauí, a Defesa Civil do Piauí emitiu um alerta à população sobre a baixa adesão ao sistema de alertas de emergência por SMS, que tem como objetivo avisar e orientar moradores em áreas de risco. Segundo dados atualizados, 98,95% dos piauienses ainda não possuem cadastro no serviço “Defesa Civil Alerta”.
A ferramenta gratuita envia mensagens diretamente ao celular dos cadastrados, informando sobre chuvas intensas, ventos fortes, alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra e outros desastres naturais. O sistema é uma das principais estratégias de prevenção e mitigação de danos, permitindo que as pessoas tomem medidas de segurança com antecedência.
LEIA TAMBÉM
Apesar da importância, apenas uma pequena parcela da população utiliza o serviço. Em Teresina, por exemplo, o número de cadastrados é de 26.319 pessoas, o que representa apenas 3,04% da população. Outros municípios também têm baixa adesão: Parnaíba conta com 3.145 cadastros (2,05%), Picos com 1.058 (1,35%), Piripiri com 1.033 (1,62%) e Floriano com 1.032 (1,72%).
A Defesa Civil alerta que o baixo número de cadastros dificulta a comunicação em situações emergenciais, especialmente neste início de janeiro, quando as chuvas se intensificam em diversas regiões do estado, aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos.
Confira o passo a passo para realizar o cadastro:
Abra o aplicativo de mensagens (SMS) do seu celular.
Digite o CEP da sua residência no campo de texto.
Envie o CEP para o número 40199.
Após o envio, o número será cadastrado automaticamente, e o usuário passará a receber mensagens com alertas de segurança e orientações preventivas.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.