O projeto da quarta ponte entre Teresina (PI) e Timon (MA) começa a sair do papel. A proposta foi discutida nesta segunda-feira (12) entre o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o prefeito de Timon, Rafael Brito (PSB), durante agenda oficial do ministro na cidade maranhense. A nova estrutura deve ligar as duas cidades e atender à crescente demanda de tráfego entre os municípios.
De acordo com o ministro, a responsabilidade inicial será das prefeituras de Teresina e Timon, que devem elaborar o projeto técnico da obra. Após a entrega do material, o Governo Federal deve contribuir com a execução do empreendimento.
“Essa ligação de Timon com a cidade de Teresina exige um fluxo muito grande de veículos e as pontes existentes já não suportam. A prefeitura aqui de Timon e em diálogo com a prefeitura também de Teresina vão construir as condições para entregar esse projeto pronto. Se entregar o projeto pronto, eu vou discutir internamente no governo federal para a gente criar as condições para fazer essa obra”, disse Renan Filho.
LEIA TAMBÉM
O ministro destacou ainda que a nova ponte é considerada estratégica para o Piauí, o Maranhão e toda a região, pois a ligação entre os dois estados é parte fundamental da rota que conecta o Norte ao Nordeste pela BR-316.
Além do projeto da ponte, Renan Filho anunciou investimentos já em andamento na região, como o contorno de Timon e obras de duplicação de trechos rodoviários no Piauí.
“Da mesma maneira no Piauí que aqui do Maranhão, nós entregamos o rebaixamento da ladeira do Uruguai, entregamos o viaduto do Mercado do Peixe e estamos fazendo o contorno de Teresina, uma obra fundamental e com essas duplicações para as saídas de Teresina em direção ao sul do estado e em direção ao litoral, certamente o desenvolvimento do Piauí vai avançar” afirmou.
Transnordestina e a logística do Piauí
Durante a visita, o ministro também destacou o avanço da Ferrovia Transnordestina, que no domingo (11) realizou a segunda operação de transporte de cargas entre o Piauí e o Ceará. A ferrovia está em fase de testes e deve ampliar a capacidade de escoamento da produção agrícola e industrial do Nordeste.
“Nós começamos a funcionar a transnordestina, foi muito importante. Já estamos transportando milho do Piauí em direção à região produtiva, especialmente de frango do Ceará, e estamos com a obra andando, com todos os lotes contratados e com a obra andando, até o porto de Pecém, o que vai ser muito importante para aumentar a infraestrutura de exportação do Nordeste., afirmou Renan Filho.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.