Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PT no Piauí nega racha entre Rafael e Wellington e adia definição de vice para após o Carnaval

Confira todos os destaques de bastidores da política local e nacional na Coluna Bastidores do Poder.

27/01/2026 às 12h47

27/01/2026 às 12h51

Bastidores do Poder Ezequiel Araujo - (Arquivo / O DIA) Arquivo / O DIA
Bastidores do Poder Ezequiel Araujo

A executiva estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Piauí negou, nesta terça-feira (27), qualquer crise interna ou racha político entre o governador Rafael Fonteles e o ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Em coletiva de imprensa, a sigla afirmou que a definição da vaga de vice-governador na chapa governista para as eleições de 2026 será feita somente após o Carnaval, conforme o calendário interno do partido.

PT no Piauí nega racha entre Rafael e Wellington e adia definição de vice para após o Carnaval - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
PT no Piauí nega racha entre Rafael e Wellington e adia definição de vice para após o Carnaval

O encontro foi conduzido pelo presidente estadual do PT, deputado Fábio Novo, que apresentou um balanço da primeira reunião ampliada entre o governador, o ministro e as bancadas petistas da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e da Câmara dos Deputados. A reunião ocorreu na noite de segunda-feira (26), na residência do deputado federal Merlong Solano.

De acordo com Fábio Novo, neste momento, o único nome oficialmente colocado dentro do partido para ocupar a vaga de vice-governador é o do ex-secretário estadual de Educação e atual assessor especial do governo, Washington Bandeira. O dirigente também descartou qualquer debate formal sobre o nome do médico Vinícius Dias, filho do ministro Wellington Dias, para a composição da chapa.

“O discurso que nós estamos unidos para 2026. Todos do PT. O nome que tem posto para vice nesse momento no partido é o nome do ex-secretário de Educação, o Washington Bandeira. O nome do médico Vinícius Dias não está posto para vice. Inclusive, o ministro Wellington Dias, na reunião, colocou claramente, inclusive, para evitar todo um alimento de que existe disputa do governador com o ministro. O ministro colocou que o nome do Vinícius Dias não está posto para vice”, afirmou Fábio Novo ao O Dia.

Definição da chapa após o Carnaval

Segundo o presidente estadual do PT, a composição completa da chapa majoritária, que inclui as candidaturas a governador, vice-governador e as duas vagas ao Senado, seguirá o cronograma definido pelo partido e será fechada somente após o período carnavalesco.

“Eu sempre tenho dito que o partido tem feito o seu calendário. O nosso calendário agora, que até após o carnaval, nós vamos fechar a nossa chapa e assim vamos apresentar para a sociedade”, explicou.

Fábio Novo, deputado estadual e presidente do PT no Piauí - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Fábio Novo, deputado estadual e presidente do PT no Piauí

Fábio Novo reforçou ainda que a indicação do vice-governador é uma prerrogativa exclusiva do Partido dos Trabalhadores.

“Quem decide a questão do governador e do vice que cabem ao partido indicar é o partido. No calendário do partido. Eu acabei de dizer aqui qual é o calendário do partido. E nós vamos seguir. Na verdade, estamos seguindo esse calendário”, pontuou.

Unidade entre Rafael e Wellington

O dirigente foi categórico e negou qualquer possibilidade de rompimento entre Rafael Fonteles e Wellington Dias, classificando como especulação as informações sobre divergências entre as duas principais lideranças petistas no estado.

“Quem alimentar que vai ter racha entre o Wellington Dias e Rafael Fonteles, eu vou tornar a dizer: vai quebrar a cara. Não vai ter. Nós temos um projeto para executar nesse estado, juntamente com o presidente Lula. E esse projeto é maior que qualquer outra coisa”, declarou.

Balanço da reunião

Ao comentar o teor do encontro realizado na segunda-feira, Fábio Novo destacou que a reunião teve como objetivo alinhar discursos e estratégias políticas para o próximo ciclo eleitoral.

“Foi a primeira reunião que fizemos reunindo governador, ministro, deputados estaduais e federais. Ainda não tínhamos tido um encontro com as duas bancadas juntas. Como 2026 é o ano eleitoral, foi um momento para afinar o discurso do partido, do governo e da nossa representação no Congresso”, concluiu.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.