O Programa do Mariano completa 30 anos de história na televisão piauiense. O apresentador Mariano Marques, que chegou a Teresina na década de 1970, jamais imaginou que se tornaria uma das figuras mais marcantes da TV local. Antes da fama na televisão, ele começou a carreira como cabeleireiro, atendendo a alta sociedade piauiense e tendo como clientes todas as primeiras-damas do estado.
Sua transição para a televisão aconteceu de forma natural. Mariano começou a ser convidado por emissoras para dar dicas de moda, especialmente em datas comemorativas, como o réveillon. O sucesso foi imediato, e logo surgiu o convite para comandar o próprio programa.
Mariano conta que nunca havia se imaginado como apresentador, já que na época gerenciava um salão movimentado, com média de 40 atendimentos diários e uma equipe de 30 funcionários. Mas os convites se intensificaram, e, em 1990, ele estreou o “Mariano Sem Cortes”, na TV Antena 10, que rapidamente se tornou um sucesso nas noites de sábado.
“Quando eu fui fazer televisão, que me quiseram, eu achei que era uma febre de seis meses, como foi com muita gente. Eu consegui o feito de ficar 30 anos no ar. Para você ver, não tem ninguém com 30 anos no ar de entretenimento, não tem no Piauí”, disse Mariano.
Ao longo dessas três décadas, o programa consagrou quadros históricos, como “Na Cama com Mariano”, “Abre Alas” e “Gente de Expressão”, que receberam grandes nomes da política, da cultura e do entretenimento nacional e local.
O quadro “Na Cama com Mariano”, um dos mais icônicos da TV piauiense, está no ar há 27 anos, com o mesmo patrocinador, o Colchão Ônix. A atração já recebeu dezenas de personalidades e se tornou símbolo do programa, sendo até copiado por outras emissoras.
“‘Na Cama com o Mariano’, que é o quadro mais importante da televisão do Piauí, atrai a atenção do telespectador em geral. O bacana é como o povo aplaude, com inúmeros pedidos de pessoas querendo participar do quadro", ressalta o apresentador, acrescentando que há sempre histórias interessantes contadas pelos participantes do quadro.
Outro quadro marcante, o “Gente de Expressão”, que conta histórias de pessoas inspiradoras, voltará em 2026. A atração surgiu antes mesmo do “Arquivo Confidencial”, do Faustão, e destacou nomes de relevância social, política e artística.
“A gente contava a história de pessoas que faziam filantropia, pessoas do povo que tinham uma história bonita na sua comunidade para ser contada, e a gente levou muita gente importante, músicos, artistas, políticos, mas pessoas que tinham a acrescentar”, contou o apresentador.
Criado há 25 anos, o “Abre Alas” nasceu como um esquenta de carnaval, mas acabou se tornando uma tradição televisiva, animando os sábados com blocos, escolas de samba e artistas locais.
O Programa do Mariano também abriu espaço para grandes nomes nacionais como Cauby Peixoto, Valdick Soriano e Gretchen, além de artistas revelados no programa, como Wesley Safadão, que teve ali sua primeira aparição na TV.
Entre as histórias mais marcantes, Mariano recorda o dia em que Cauby Peixoto se ajoelhou e beijou o “tapete persa”, um símbolo do programa: “Não é qualquer pessoa, não, é Cauby Peixoto, o maior cantor do Brasil, que não foi o maior do mundo porque ele não nasceu nos Estados Unidos. Ele se ajoelha e beija o tapete é um feito, é uma prova de que o que a gente criou para o programa tinha repercussão nacional. Ele chega e diz: ‘esse é o tão famoso tapete persa’, ele se ajoelha e beija o tapete”, destacou Mariano.
O especial de 30 anos do Programa do Mariano, exibido na O Dia TV (canal 9.1), irá ao ar no próximo sábado (15), relembrando os momentos mais marcantes da atração desde os tempos de Antena 10.
“Esse programa de sábado é histórico, ele vai ficar nos anais. O Piauí jamais vai esquecer. É 30 anos, é uma história viva da televisão. O que vocês vão ver, o que o público vai ver sábado, ele vai rever a história, vai voltar à memória afetiva das pessoas. Vai ser lindo”, afirmou Mariano.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.