Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Professores do Piauí vão receber 14º salário e alunos prêmio em dinheiro por desempenho no Saeb, anuncia secretário

A premiação vai beneficiar escolas estaduais que atingirem metas na avaliação nacional; alunos terão direito a um salário mínimo.

08/01/2026 às 14h34

O secretário de Educação do Piauí, Rodrigo Torres, anunciou nesta quinta-feira (8), em entrevista ao Sistema O Dia, que alunos e professores da rede estadual serão premiados com bônus em dinheiro pelos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O incentivo prevê um salário mínimo para os alunos e um 14º salário para os profissionais da escola que atingirem as metas de desempenho estabelecidas pelo governo.

Secretário de Educação, Rodrigo Torres anuncia prêmio para metas no SAEB.  - (Assis Fernandes/O DIA) Assis Fernandes/O DIA
Secretário de Educação, Rodrigo Torres anuncia prêmio para metas no SAEB.

“O governador anunciou para este ano que tem resultado do SAEB, que quem atingir a meta, que cada escola possuía, vai ganhar um prêmio em dinheiro e a equipe da escola também recebe um 14º salário, o aluno ganha um salário mínimo e o profissional da escola um salário adicional”, disse o secretário.

Segundo Rodrigo Torres, o Governo do Piauí espera alcançar resultados inéditos na qualidade do ensino, com os novos dados do Saeb previstos para fevereiro deste ano. A meta é colocar o estado na primeira posição do país em desempenho educacional.

“Em 2024, saltou de nono para quarto lugar no Brasil em qualidade da educação e na prova do SAEB que tem o resultado este ano, há a expectativa de ocuparmos o primeiro lugar do país na qualidade da educação e as escolas serem um espaço de acolhimento, lá os pais podem ficar tranquilos pois o jovem está tendo um bom aprendizado”, declarou.

Além dos prêmios relacionados ao Saeb, o secretário destacou outros incentivos financeiros voltados aos estudantes da rede estadual, como bolsas de monitoria escolar e premiações para medalhistas de olimpíadas estudantis. Os alunos também contam com o apoio do programa federal Pé-de-Meia, que oferece uma poupança educacional que pode chegar a R$ 9 mil em três anos, incentivando a permanência dos jovens na escola.

“A gente tem o programa do Governo Federal, uma poupança que recebe todo mês para estar na escola, pois muitos saem para trabalhar e o Pé-de-Meia é um incentivo para ele ficar, a cada ano que conclui o Ministério da Educação coloca um dinheiro na conta dele, que ao longo de três anos pode chegar a 9 mil reais”, explicou Rodrigo Torres.

O que é o Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é aplicado pelo Inep a cada dois anos, avaliando o aprendizado dos estudantes da rede pública e uma amostra das escolas privadas. O exame mede os níveis de proficiência em língua portuguesa e matemática, permitindo um diagnóstico da qualidade do ensino no país.

Os resultados do Saeb servem de base para políticas públicas educacionais e planejamento pedagógico. No Piauí, o desempenho no exame também será critério para bonificações financeiras a alunos e professores, como parte da política estadual de valorização da educação.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.