O presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Teresina, vereador João Pereira, afirmou que o nome do ex-secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, indicado pelo governador Rafael Fonteles (PT) como pré-candidato a vice-governador em 2026, ainda depende de confirmação pelas instâncias partidárias. A declaração foi dada em entrevista ao PortalODia.com nesta quinta-feira (15).
LEIA TAMBÉM
- Washington Bandeira intensifica articulação dentro do PT e base aliada após ser indicado por Rafael Fonteles para vice
- “Sou um soldado do PT”, diz Washington Bandeira após ser indicado a vice nas eleições de 2026
- Cotado para ser vice de Rafael, Washington Bandeira diz não ver resistências no PT ao seu nome
Segundo João Pereira, o PT mantém como prática a discussão coletiva dos nomes apresentados para as disputas eleitorais. Ele ressaltou que a candidatura de Rafael Fonteles à reeleição ao Governo do Estado já está consolidada, enquanto a vaga de vice ainda segue em debate interno, apesar de Washington Bandeira ser, até o momento, o único nome oficialmente colocado.
“O PT sempre discute nas suas instâncias os nomes que são apresentados para as disputas. O governador Rafael é nosso candidato à reeleição ao governo do Estado. O Washington Bandeira foi o nome que foi apresentado por alguns petistas aqui para disputar a vaga de vice. O nome segue [sendo discutido] e no momento oportuno irá se discutir, deliberar. Mas hoje o único nome que está posto é o do Washington Bandeira”, afirmou.
O dirigente municipal destacou ainda que é natural que outros nomes surjam ao longo do processo e que o debate deve se intensificar com a proximidade das convenções partidárias. Mesmo assim, reforçou que, no cenário atual, Bandeira permanece como pré-candidato a vice-governador pelo PT.
“Eu entendo como natural qualquer outro nome ser colocado e se fazer a discussão no momento oportuno, quando as convenções chegarem. Neste momento, o nome que se tem é o do Washington Bandeira como pré-candidato a vice-governador pelo Partido dos Trabalhadores”, relatou.
Questionado sobre o silêncio do ministro do Desenvolvimento Social e senador licenciado Wellington Dias (PT) em relação à indicação de Washington Bandeira, João Pereira avaliou que isso não representa divergência interna. Para ele, o partido seguirá unido e eventuais ajustes serão definidos por meio do diálogo.
“O ministro Wellington Dias é nossa grande referência política, assim como o governador Rafael Fonteles. Não tenho dúvida de que, se houver necessidade de entendimento ou diálogo, isso será feito. O PT sempre caminha unido, com diálogo e decisões coletivas”, disse.
Reunião com a executiva estadual
No início da semana, Washington Bandeira participou de reunião com a executiva estadual do PT para dar continuidade à organização de seminários e encontros que irão embasar a construção do plano de governo de Rafael Fonteles para as eleições de 2026. João Pereira esteve presente no encontro e avaliou o clima como positivo e produtivo.
“A primeira reunião da executiva estadual foi muito tranquila e foi uma reunião de trabalho. O governador Rafael Fonteles já autorizou o novo, digamos assim, o novo coordenador, o Washington Bandeira, dar seguimento ao plano de governo, já dar o start inicial. E assim foi feita. Essa reunião da executiva estadual foi para a gente poder, digamos assim, planejar as ações do plano de governo”, concluiu.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.