A Prefeitura de União promoveu nesse domingo (14), no Morro da Pedreira, conhecido como Morro do Apache, uma ação de limpeza e conscientização ambiental. A iniciativa resultou na retirada de mais de 200 kg de lixo acumulado em uma trilha de aproximadamente 300 metros, onde havia grande quantidade de resíduos descartados de forma irregular pela população.
A área é classificada como Área de Preservação Ambiental (APA), o que reforça a necessidade de cuidados permanentes. De acordo com a legislação ambiental, atos de poluição ou degradação em locais protegidos configuram crime contra a natureza e podem resultar em multas e outras penalidades legais.
A mobilização foi promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com o apoio do grupo de escoteiros Dom José. Além da limpeza, a programação incluiu o plantio de mudas nativas, como aroeiras, contribuindo para a recuperação ambiental e o fortalecimento da vegetação local. A recuperação de árvores garante redução de temperatura e preservação da nossa flora e fauna.
Adriana Pessoa, assessora da secretaria, destacou que mais do que a revitalização de um espaço natural, a ação teve o objetivo maior de sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental.
"O Morro do Apache é um patrimônio natural e ponto turístico do município, e a conservação depende também do envolvimento dos unionenses no uso dos espaços públicos. Nosso trabalho é constante na limpeza, sinalização, orientação e com ações concretas de garantir que esse patrimônio e essa riqueza ambiental cheguem pras gerações futuras, mas pretendemos contar com a colaboração de todos", explicou.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.