Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Porto do Piauí projeta início da operação comercial em 2026 após entraves ambientais

Projeto idealizado nos anos 1960 prevê R$ 7 bilhões até 2030 e teve licença para expansão negada pelo ICMBio em 2025

17/02/2026 às 13h37

Idealizado ainda na década de 1960, o Porto do Piauí pode iniciar sua operação comercial em 2026, segundo informação divulgada pelo Governo do Estado nesta terça-feira (17). O projeto prevê investimentos estimados em R$ 7 bilhões até 2030 e é tratado como uma das principais apostas logísticas para o escoamento da produção local.

Companhia do Porto Piauí prevê início das operações comerciais ainda este ano.  - (Arquivo/ O DIA) Arquivo/ O DIA
Companhia do Porto Piauí prevê início das operações comerciais ainda este ano.

De acordo com o presidente da Companhia Porto Piauí, Raimundo Dias, o empreendimento deve impactar diretamente a dinâmica de transporte e produção no estado, com potencial de reduzir custos e ampliar a participação do Piauí no mercado de exportações internacionais.

O projeto, no entanto, enfrenta impasses. Nos últimos dias de dezembro de 2025, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) negou o pedido de licenciamento ambiental do Terminal de Uso Privado (TUP) do porto. O projeto havia sido apresentado à Secretaria de Meio Ambiente do Piauí (Semarh), e o órgão ambiental apontou incompatibilidades com normas da Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta do Parnaíba.

À época, a Semarh informou que a negativa atingia apenas a expansão da área portuária, sem impacto nas estruturas já existentes, que permanecem com licenciamento válido e que as instalações atuais se mantêm em operação.

Decisão do ICMBio não deve afetar o cronograma para o inicio das operações.  - (Gabriel Paulino/Ccom) Gabriel Paulino/Ccom
Decisão do ICMBio não deve afetar o cronograma para o inicio das operações.

Segundo o governo, as obras para o porto têm avançado desde 2023. Nesse período, o empreendimento passou por etapas consideradas estruturantes para a implantação inicial do complexo, incluindo a dragagem do canal de navegação, terraplanagem nas áreas operacionais e processos de regularização fundiária.

No último ano, a Companhia informou a conclusão do cais multipropósito, com 150 metros de comprimento, em uma área projetada para atender inicialmente o Terminal Pesqueiro, além da realização de testes operacionais e logísticos.

Para 2026, a previsão é concluir o processo de alfandegamento, iniciar a instalação das primeiras plataformas de movimentação de cargas, dar continuidade às obras do Terminal Pesqueiro, implantar a subestação de energia do complexo e finalizar a sinalização do canal de navegação, etapas consideradas necessárias para o início da operação comercial.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações do G|overno do Piauí