O ano de 2025 tem sido considerado bastante positivo para as forças de segurança do Piauí, sobretudo no policiamento ostensivo, que tem na Polícia Militar seu principal executor. Em entrevista exclusiva a O Dia, o coronel Scheiwann Lopes, comandante-geral da PMPI, apresentou o balanço das ações desenvolvidas ao longo do ano e chama a atenção a quantidade de prisões efetuadas: foram mais de 35 mil nos últimos 12 meses.
Além disso, as ações da Polícia Militar também resultaram em mais de 335 toneladas de drogas apreendidas, mais de 5 mil armas retiradas de circulação, mais de 10 mil veículos recuperados e mais de 14 mil celulares devolvidos aos seus verdadeiros donos. O comandante da PM atribui os números às operações planejadas desenvolvidas em 2025.
“É um balanço totalmente positivo. Tivemos redução dos homicídios, do número de acidentes, redução nos feminicídios, nos crimes contra o patrimônio e contra a vida. Registramos recorde de apreensão de drogas. Tudo isso é fruto de uma integração bem feita, bem planejada e nem executada”, afirmou Scheiwann Lopes.
O coronel comentou, ainda, o incremento do efetivo da PMPI ao longo de 2025. Só neste ano, foram mais de 2 mil homens e mulheres convocados e que passaram a integrar os quadros da corporação, assumindo postos no policiamento ostensivo na capital e no interior. Na segurança pública como um todo as convocações chegam a 3 mil.
“Em 2026m queremos manter o que está dando certo e, claro, implementar e desenvolver aquilo que for necessário para podermos afinar mais ainda nossas ações. Sobretudo agora que iremos receber mais armamentos. Temos também previstos investimentos no motoptrulhamento, reformas prediais nas instalações da Polícia Militar, melhorias na infraestrutura de equipamentos, no efetivo e na capacitação do nosso efetivo”, finaliza o comandante.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.