Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Plataforma no Piauí oferece mil cursos gratuitos e conecta capacitação a vagas de emprego

Criada para funcionar como ponte entre profissionais e empresas, a plataforma concentra oportunidades de capacitação e de emprego em um único ambiente digital.

28/12/2025 às 13h25

28/12/2025 às 13h25

A Plataforma Piauí Oportunidades tem ampliado o acesso à qualificação profissional e à inserção no mercado de trabalho no estado ao disponibilizar cerca de 1.000 cursos gratuitos e conectar trabalhadores a vagas de emprego. A iniciativa já reúne mais de 12,6 mil pessoas cadastradas e é administrada pelo Piauí Instituto de Tecnologia (PIT).

Plataforma no Piauí oferece mil cursos gratuitos e conecta capacitação a vagas de emprego - (Reprodução/freepik) Reprodução/freepik
Plataforma no Piauí oferece mil cursos gratuitos e conecta capacitação a vagas de emprego

Criada para funcionar como ponte entre profissionais e empresas, a plataforma concentra oportunidades de capacitação e de emprego em um único ambiente digital. Entre as áreas com maior procura estão Administração, Advocacia e Enfermagem, com predominância de usuários em busca do primeiro emprego formal.

Segundo o gerente de Projetos do PIT, Guilherme Bonfim, mesmo em seu primeiro ano de funcionamento, a plataforma apresenta resultados significativos. Ele destaca que ações realizadas em diferentes municípios contribuíram para ampliar o alcance do serviço, especialmente entre jovens em situação de vulnerabilidade social. De acordo com o gestor, a interiorização das atividades permitiu que moradores de regiões fora dos grandes centros urbanos tivessem acesso a cursos, vagas e programas de incentivo.

O impacto da iniciativa se reflete na distribuição dos cadastros pelo estado. Em 2025, as cidades com maior número de usuários foram Teresina, Parnaíba e Floriano, indicando a abrangência da plataforma em diferentes regiões do Piauí.

Entre os usuários está o programador Jhoão Santos, de 20 anos, que conseguiu o primeiro emprego formal por meio da Piauí Oportunidades. Ele afirma que a centralização de cursos e vagas facilitou o processo de entrada no mercado de trabalho, sobretudo para quem não possui experiência profissional anterior.

Para estruturar as trilhas de conhecimento, a plataforma utiliza a SoberanIA, considerada a primeira inteligência artificial pública desenvolvida no Brasil, criada integralmente em língua portuguesa. A tecnologia, desenvolvida pelo PIT, também é aplicada em outras soluções, como o “BO Fácil”, que permite o registro de ocorrências por voz via WhatsApp.

Com foco na qualificação, no uso de tecnologia e na geração de oportunidades, a Plataforma Piauí Oportunidades segue como instrumento de apoio à formação profissional e à empregabilidade no estado.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações do Governo do Piaui.