Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí tem quase um milhão de consumidores inadimplentes

Apesar do alto número de devedores, os piauienses têm buscado mais negociar seus débitos.

19/08/2025 às 08h54

O Indicador de Inadimplência realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que quatro em cada dez brasileiros adultos (42,36%) estavam negativados em abril de 2025. Ao comparar abril de 2024 com o mesmo período de 2025, nota-se um crescimento de 4,59%. E no Piauí esse número de inadimplência não é diferente.

Segundo o Mapa da Inadimplência realizado por uma empresa brasileira especialista em análises e informações de crédito, em julho de 2025, o Piauí possuía 983.180 de consumidores com o nome negativado, o que representa 38,4% da população adulta do estado. No Brasil, o número chega a 78,16 milhões de pessoas.

Piauí tem quase um milhão de consumidores inadimplentes - (Reprodução/CDL) Reprodução/CDL
Piauí tem quase um milhão de consumidores inadimplentes

O que chama atenção, nesse cenário de inadimplência, é que os consumidores estão buscando mais ativamente regularizar suas finanças. O número de piauienses que negociaram dívidas nos primeiros sete meses de 2025 cresceu 15,2% em comparação com o mesmo período de 2024, totalizando 127.956 pessoas. O grande destaque, no entanto, é a Geração Z: o número de jovens entre 18 e 25 anos que firmaram acordos no estado saltou 63,9%.

A tendência acompanha o cenário nacional, que registrou um crescimento de 11,4% no número de consumidores que negociaram suas dívidas. Em todo o Brasil, os jovens de 18 a 25 anos também se destacam, com uma alta expressiva de 49% na quantidade de pessoas que negociaram suas dívidas.

Dados do SPC Brasil mostram que o crescimento do indicador anual se concentrou no aumento de inclusões de devedores com tempo de inadimplência de 3 a 4 anos (46,43%). O número de devedores com participação mais expressiva em abril está na faixa etária de 30 a 39 anos (23,73%). De acordo com a estimativa, são 17,38 milhões de pessoas registradas em cadastro de devedores nesta faixa, ou seja, mais da metade (51,21%) dos brasileiros desse grupo etário estão negativados. A participação dos devedores por sexo segue bem distribuída, sendo 51,11% mulheres e 48, 89% homens.

Piauí tem quase um milhão de consumidores inadimplentes - (Stefhany Cavalcante/O Dia) Stefhany Cavalcante/O Dia
Piauí tem quase um milhão de consumidores inadimplentes

Uma pesquisa realizada pelo CNDL e SPC Brasil com consumidores com contas em atraso há pelo menos três meses, apontou que 37% dos inadimplentes residentes nas capitais do país admitem que não fazem gestão dos próprios ganhos e gastos, sobretudo porque fazem o controle de cabeça (17%). O levantamento mostrou ainda que 63% dos consumidores fazem o controle do orçamento, principalmente usando o caderno de anotações (27%) e planilha no computador (23%).

Entre os que controlam seu orçamento, a maior parte das anotações refere-se às despesas essenciais como mantimentos, produtos de higiene, luz, água, aluguel, condomínio, mensalidades de escolas (85%).


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.