O Piauí tem um total de 4.634 armas registradas para uso. É isso o que revela o painel sobre os processos de CACs (colecionadores, atiradores desportivos e caçadores) produzido pela Polícia Federal e lançado nesta quinta-feira (17). A ferramenta conta com dados de todos os estados brasileiros, traçando um mapa sobre a quantidade de registros emitidos e apresentando o perfil tanto do armamento usado, quanto de seus utilizadores.
LEIA TAMBÉM
Conforme os dados, o Piauí tinha, do começo de 2020 até final de junho deste ano, 3.447 certificados para uso de armas de fogo emitidos pela Polícia Federal. Houve um crescimento vertiginoso entre os anos de 2020 a 2022, quando a quantidade de registros saltou de 456 para 1.422 emitidos em um único ano. O aumento foi de mais de 211% no intervalo de dois anos.
Em 2023, este número começou a cair, chegando ao patamar de 271 certificações de registros emitidas e 2024 e apenas 97 emitidas até junho de 2025. A maioria absoluta dos registros de certificação de armas emitidos no Piauí é para uso desportivo (99%). Os outros 1% restantes referem-se às armas para uso como colecionador.
LEIA TAMBÉM
Perfil dos donos de armas de fogo no Piauí
O painel da Polícia Federal traça um perfil dos proprietários de arma de fogo no Piauí. Os números revelam que das 4.634 armas registradas no Estado, 4.580 pertencem a atiradores desportivos, 43 são de colecionadores e 11 são de caçadores. Mais da metade delas (55,2% ou 2.557 armas) são de uso restrito, enquanto que a minoria (44,8% ou 2.077 armas) são de uso permitido.
Quanto ao tipo de arma, 2.849 delas são pistolas, 873 são do tipo carabina, 472 são espingardas, só 438 são revólveres e duas são metralhadoras.
Pistolas são as mais utilizadas pelas forças de segurança
O Piauí possui mais de 2.800 pistolas com certificação de uso por desportistas, colecionadores e caçadores. Mas para além do uso considerado recreativo, este tipo de armamento é o mais utilizado pelas forças de segurança por, segundo a Polícia Federal, se tratarem de equipamentos leves, compactos e que permitem mais agilidade de uso. O treinamento para o uso de pistolas também é considerado mais simples, barato e rápido do que com armas mais complexas, bem como o custo de manutenção e munição.
O que é a Certificação de Registro de Arma de Fogo (CRAF)
O CRAF é o documento que comprova que uma arma está legalmente registrada junto à Polícia Federal ou, no caso dos CACs, junto ao Exército. Qualquer pessoa maior de 25 anos pode solicitar a posse de arma, ou seja, a autorização para manter a arma em casa ou no local de trabalho desde que seja o responsável legal por ela. Mas para isso, a Polícia Federal e o Exército observam alguns critérios como:
- Não ter antecedentes criminais
- Comprovar idoneidade moral e ocupação lícita
- Comprovar necessidade efetiva de possuir uma arma
- Ser aprovado nos testes de capacidade técnica para manuseio da arma, e de aptidão psicológica.
- Residir em território nacional
A lei brasileira não permite portar a arma em público, mas apenas mantê-la no interior da residência ou local de trabalho.
No caso dos CACs, o registro de armas junto ao Exército Brasileiro, ele permite comprar e usar armas de uso restrito, transportar a arma com uma guia específica, participar em competições de tiro. Mas para isso, a pessoa deve ser maios de 18 anos, estar vinculada a um clube de tiro ou federação, apresentar os mesmos requisitos psicológicos, técnicos e de idoneidade para a posse e solicitar o certificado pelo sistema SIGMA da Polícia Federal.
Qual a diferença entre porte e posse de arma?
No Brasil, a posse significa ter a arma em casa ou no trabalho e o certificado é concedido pela Polícia Federal. Já o porte significa transportar a arma carregada em público. A concessão do porte é mais restrita e geralmente dada a agentes da segurança e magistrados.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.