O Sistema Único de Saúde (SUS) no Piauí passará por uma importante ampliação. O Ministério da Saúde anunciou a liberação de cerca de R$ 72 milhões para obras em 24 municípios do estado, que resultarão na construção de 28 novas unidades de atendimento.
Do total, estão previstos: 24 novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que reforçarão a Atenção Primária e ajudarão a reduzir a sobrecarga na rede de atenção especializada; 3 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), voltados ao atendimento em saúde mental; 1 Policlínica, para ampliar a oferta de serviços especializados.
Além da infraestrutura, o estado já conta com o reforço de 27 médicos especialistas, que começaram a atuar em 10 cidades piauienses como parte do Programa Agora Tem Especialistas.
LEIA TAMBÉM
- Quinto Constitucional: sabatina na OAB-PI definirá lista sêxtupla no dia 9 de outubro
- Aderson Nogueira reforça diálogo com Davi Alcolumbre para fortalecer relação do Judiciário com o Congresso
- Piauí poderá ter ensino de Libras obrigatório no ensino médio
- Regina Sousa minimiza disputa geracional no PT e diz que Rafael precisa ser mais convidado para os debates internos
De acordo com o Ministério da Saúde, essas iniciativas fazem parte do Novo PAC Seleções 2025, que visa reestruturar a rede pública em todo o país. No Piauí, os investimentos representam um avanço direto para o atendimento da população, combinando novos equipamentos públicos com profissionais capacitados.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou o impacto da medida.
“Esse é um esforço importante do Agora Tem Especialistas para reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. A expansão imediata da oferta de serviços, com a mobilização de toda a estrutura pública e privada de saúde do país, vem acompanhada de mais investimento em infraestrutura pelo Novo PAC Saúde. Uma frente estruturante que vai garantir mais serviços de saúde para a nossa população”, afirmou
Em todo o Brasil, o governo federal prevê a construção de 899 novas unidades de atendimento em 26 estados, totalizando R$ 2,5 bilhões em investimentos. Já na área de recursos humanos, 322 médicos especialistas já estão em atuação em 156 municípios das cinco regiões, fortalecendo o acesso da população ao SUS.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.