O governador do Piauí, Rafael Fonteles, oficializou a cessão do secretário estadual Chico Lucas para o Ministério da Justiça e Segurança Pública. O gestor deverá assumir o cargo de Secretário Nacional de Segurança Pública, em ato que deverá ocorrer no início de fevereiro em Brasília (DF). A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado na edição dessa quinta-feira (29).
A cessão de Chico Lucas confirma a indicação do recém empossado ministro Wellington Lima e Silva no comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública, isso após o pedido de afastamento do então gestor Ricardo Lewandowski. A nomeação de Chico Lucas para a secretaria nacional contou com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública e do governador Rafael Fonteles.
LEIA TAMBÉM
- Chico Lucas é escolhido para assumir Secretaria Nacional de Segurança Pública
- Secretários indicam Chico Lucas para assumir Ministério da Segurança Pública
- Chico Lucas apoia recriação do Ministério da Segurança Pública e cobra maior integração entre União e estados
- Chico Lucas defende PL Antifacção e endurecimento de penas contra organizações criminosas
O piauiense terá a missão de auxiliar na formulação de tarefas e coordenação de políticas públicas integradas voltadas à segurança pública, controle da ordem e o combate a organizações criminosas no país. Além disso, poderão ser realizados trabalhos em conjunto com a União, estados e municípios para a condução de diversos programas e políticas visando o enfrentamento à criminalidade.
A partir de agora, será dado prosseguimento a alterações no Poder Executivo estadual para a troca de cargos na pasta. A expectativa é que o atual secretário de Saúde, Antônio Luiz, assuma a Secretaria de Segurança Pública do Piauí após escolha do governador. Ele é tido como um nome de confiança de Rafael Fonteles, especialmente por já ter ocupado outras pastas e funções ao longo da carreira profissional.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.