Em resposta à seca que afeta diversos municípios, o Governo do Piauí iniciou a Operação Carro-Pipa, com a liberação de mais de R$ 6 milhões para auxiliar as cidades impactadas. A medida foi anunciada nesta terça-feira (8), durante o lançamento do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, que visa coordenar ações para a gestão de desastres no estado.

O governador Rafael Fonteles destacou a importância do planejamento para enfrentar eventos climáticos extremos, como a seca, que chegou mais cedo este ano e afetou mais de 129 municípios. O governo também está adotando ações complementares, como o Seguro Safra, para apoiar a agricultura familiar.
A Operação Carro-Pipa já está em andamento, com a distribuição de água para as áreas mais afetadas. Além disso, o governo estadual está trabalhando em parceria com a Associação Piauiense de Municípios e o Governo Federal para garantir uma resposta rápida às necessidades da população.
O plano também inclui a implementação do Defesa Civil Alerta (DCA), um sistema de monitoramento que enviará mensagens de emergência a todos os celulares conectados às redes 4G e 5G em áreas de risco, sem necessidade de cadastro prévio.
“Precisamos de mais preparo, melhores equipamentos, recursos humanos qualificados e, principalmente, a capacidade de expandir esse conhecimento para o interior. O plano é uma estratégia ousada, porém essencial”, afirma o diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), Werton Costa.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.