Foi divulgada nesta terça-feira (04) a quinta edição do Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais. O ranking posiciona os estados da federação de acordo com a consolidação na Inovação Digital e serve de parâmetro para que instituições internacionais de financiamento avaliem os resultados de empréstimos para os Estados na linha de crédito Brasil Mais Digital.
O Piauí aparece em terceiro lugar no ranking nacional de Oferta de Serviços Públicos Digitais do Brasil. Com 141,50 pontos somados observando as três dimensões analisadas: capacidade para oferta digital de serviços, oferta de serviços digitais e normatização sobre modernização para a oferta de serviços públicos. No resultado geral, o Piauí obteve classificação Ótima, somando mais de 135 pontos.

O Estado ficou atrás somente do Rio de Janeiro, que obteve 146 pontos, e de Goiás, que ficou em primeiro lugar com 155 pontos, sendo a única Unidade da Federação a atingir 100% dos critérios do índice. Na outra ponta do ranking aparecem os estados do Rio Grande do Norte, Roraima e Maranhão, que obtiveram classificação ruim, tendo somado menos de 54 pontos nas dimensões gerais
Nesta edição do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais do Brasil, foram avaliados, ao todo, cinco dimensões: capacidade para oferta de serviço digitais, oferta de serviços digitais, normatização sobre a modernização para a oferta de serviços públicos, inclusividade na oferta de serviços públicos e oferta de serviços digitais contemplando inovação.

Na capacidade para oferta de serviços digitais, o Piauí obteve classificação “muito bom”. Na oferta de serviços públicos digitais e na normatização sobre a modernização para a oferta de serviços públicos, o Estado obteve classificação “ótimo”.
Entre os serviços públicos digitais ofertados pelo Piauí, ganharam destaque na publicação as plataformas Gov.pi Cidadão e Gov.pi Empresas, o sistema de matrículas digitais na rede estadual de Educação e o Cell Guard, o sistema de Inteligência Digital que colabora com as operações de recuperação de celular roubados no estado. Na área da Saúde, o ranking destacou o programa Piauí Saúde Digital
O Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais no Brasil foi criado em 2020 pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC).
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.