Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí é um dos cinco estados brasileiros que aumentaram emissão de gases poluentes

Estado aparece como aqueles que estão na contramão do controle da emissão de gases do efeito estufa. Brasil reduziu emissões em 17%.

03/11/2025 às 15h52

O Brasil emitiu 2,145 bilhões de toneladas de gás carbônico equivalente ao longo de 2024, registrando queda 16,7% nas emissões brutas de gases do efeito estufa, em relação a 2023, quando foram emitidas 1,576 toneladas. Mas se por um lado o país inteiro vem reduzindo as emissões de gases poluentes na atmosfera, há estados onde esse número aumentou. E o Piauí é um deles.

Ao contrário do restante do Brasil, o Piauí faz parte do grupo dos cinco estados onde houve aumento da emissão de gases do efeito estufa em 2024. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (03) pela rede Observatório do Clima, na 13ª Edição do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa. O levantamento traz um panorama de 2024 a partir das mudanças de uso da terra, agropecuária, energia, processos industriais e resíduos.

Piauí é um dos cinco estados brasileiros que aumentaram emissão de gases poluentes - (Divulgação) Divulgação
Piauí é um dos cinco estados brasileiros que aumentaram emissão de gases poluentes

No recorte por estado, Rondônia, Pará e Mato Grosso foram os campeões na redução de emissões brutas, com redução de 65%, 44% e 44% respectivamente. Apenas o Piauí, Minas Gerais, Roraima, Rio Grande do Sul e Sergipe registraram aumento nas emissões de 2024, em relação ao ano anterior.

A queda registrada no último ano é a maior dos últimos 16 anos e a segunda mais significativa da série histórica iniciada em 1990, quando os dados revelaram uma diminuição 17,2% na poluição climática. Quando consideradas as emissões brutas por setor, do total de 2,145 bilhões de toneladas de gás carbônico equivalente em 2024, a mudança de uso da terra respondeu por 42%, a agropecuária foi responsável por 29%, o setor de energia emitiu 20%, enquanto os resíduos e os processos industriais foram responsáveis por 5% e 4% respectivamente.

Piauí é um dos cinco estados brasileiros que aumentaram emissão de gases poluentes - (Marcelo Camargo/Agência Brasil) Marcelo Camargo/Agência Brasil
Piauí é um dos cinco estados brasileiros que aumentaram emissão de gases poluentes

No Brasil, o setor de mudança de uso do solo é o maior responsável pelas emissões desde o começo da série histórica. Em 2024, o setor foi responsável pela emissão de 906 milhões de toneladas de CO2, sendo que 98% desse total tem origem no desmatamento. Segundo a pesquisadora Bárbara Zimbres, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), desde 2022, o setor tem observado queda nas emissões decorrente do aumento do controle do desmatamento. “No último ano a gente teve a maior queda nas emissões brutas de 32%”, destacou.

SEMARH elabora inventários de emissões de gases

A emissão de gases do efeito estufa está diretamente relacionada com a queda da qualidade do ar que se respira. Mesmo o Piauí estando no grupo de estados que aumentou a emissão de gás carbônico equivalente, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) afirma que vem ampliando esforços para monitorar e mitigar os efeitos da poluição atmosférica.

Entre os principais poluentes monitorados estão o material particulado, ozônio, óxidos de nitrogênio, monóxido de carbono e dióxido de enxofre. Todos eles estão relacionados às atividades humanas, como tráfego de veículos e processos indústria, e também às condições climáticas extremas.

“Ao identificar as principais fontes de poluição e os padrões de concentração desses poluentes, conseguimos adotar medidas mais eficazes de mitigação e adaptação climática, voltadas para redução de emissões de gases poluentes e para minimizar os impactos decorrentes dessas emissões. Nosso objetivo é reduzir riscos à saúde da população nos preparar para enfrentar os desafios impostos pelo aquecimento global”, destacou o gerente de Mudanças Climáticas da Semarh, Daniel Marçal.

A Semarh está elaborando ao Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), programas de arborização urbana, prevenção e combate a incêndios florestais e ações voltadas à conformidade climática.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.