O Piauí se tornou o primeiro estado do Brasil a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) para 50% de sua população, alcançando um marco histórico em identificação civil e cidadania digital. Isso significa que metade dos piauienses já possui o novo documento, válido em todo o território nacional. O dado foi divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com o Instituto de Cidadania Digital do Piauí.
Moradora de Teresina, Maria da Conceição dos Santos Aguiar, de 66 anos, relatou que a renovação da identidade foi essencial para garantir o acesso contínuo ao seu tratamento de saúde, destacando a agilidade e o atendimento acolhedor nos postos de emissão.
Uma das principais vantagens da nova CIN é a simplificação no acesso a serviços públicos e benefícios sociais, especialmente quando integrada com a Infraestrutura Pública Digital (IPD) de Identificação Civil, que passa a usar a CIN como base para diversas políticas públicas.
Para o superintendente do Instituto de Cidadania Digital, Marcelo Mascarenha, alcançar 50% da população documentada é um marco histórico para o Piauí.”Não estamos falando apenas de estatística, mas de pessoas com mais acesso a políticas públicas, serviços digitais e direitos básicos. O Piauí se tornou referência nacional porque conseguiu fazer a identidade chegar a quem mais precisa, inclusive nos territórios mais distantes”, afirmou.
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Piauí pode ser solicitada gratuitamente (1ª via) no Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, unidades do Espaço Cidadania, ou postos autorizados no interior. O agendamento é realizado pelo site do Gov.Pi, utilizando CPF, certidão de nascimento ou casamento (legível) e comprovante de endereço.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.