Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí e mais sete estados do NE deflagram operação contra crimes em áreas de divisa

Coordenada pelas Secretarias de Segurança dos estados , Operação Nordeste Integrado cumpre 510 mandados de busca e apreensão e de prisão. No Piauí, as ações se concentram nas regiões de divisa.

07/08/2025 às 07h35

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) integrou nesta quinta-feira (7) as ações da Operação "Nordeste Integrado", um trabalho simultâneo que reúne as forças de segurança do Piauí e de outros sete estados da região: Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. A iniciativa é uma ofensiva no enfrentamento à criminalidade nas áreas de divisa entre os estados nordestinos.

Forças de segurança do Piauí na Operação Nordeste Integrado - (Divulgação / Polícia Civil - PI) Divulgação / Polícia Civil - PI
Forças de segurança do Piauí na Operação Nordeste Integrado

No Piauí, as ações se concentram nas regiões de divisa com estados vizinhos, com base em análises de ações criminais que identificam os territórios com maior incidência de crimes como homicídios, tráfico de drogas e armas, roubos e furtos de veículos e cargas. O objetivo é coibir a atuação de facções criminosas e ampliar a presença das forças de segurança nas fronteiras estaduais.

“Conseguimos fazer grandes apreensões de entorpecentes em Uruçuí, Floriano e no litoral do Piauí, tirando ainda de circulação foragidos acusados de crimes graves e violentos, que envolvem organização criminosa, tráfico ilícito de entorpecentes e crimes que incomodam a população piauiense. A operação está sendo extremamente exitosa e positiva”, destaca o Superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta.

Piauí e mais sete estados do NE deflagram operação contra crimes em áreas de divisa - (Divulgação/SSP-PI) Divulgação/SSP-PI
Piauí e mais sete estados do NE deflagram operação contra crimes em áreas de divisa

Coordenada pelas Secretarias de Segurança dos estados participantes, a operação mobiliza 5.900 agentes de segurança pública, incluindo policiais militares, civis, bombeiros e equipes de inteligência. Estão sendo cumpridos 510 mandados de prisão e de busca e apreensão, além da realização de barreiras, patrulhamentos e ações de fiscalização em pontos estratégicos.

Operação Nordeste Integrado - (Divulgação / Polícia Civil - PI) Divulgação / Polícia Civil - PI
Operação Nordeste Integrado

A operação deve durar 48h. Além do cumprimento de medidas cautelares, estão sendo realizadas fiscalizações e barreiras, contando com cinco aeronaves para auxiliar nessas ações através do policiamento aéreo.

A Operação Nordeste Integrado integra o Programa Juntos pela Segurança e visa o fortalecimento da cooperação entre os estados para o combate qualificado à criminalidade. 


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações de Joelma Abreu, da O Dia TV