O Piauí é um dos estados brasileiros onde a Polícia Federal está cumprindo mandado judicial para desarticular uma facção criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas. O grupo tinha ação concentrada em Porto de Galinhas, no Estado de Pernambuco, e praticava, também crimes como lavagem de dinheiro e homicídios. Além do Piauí, estão sendo executadas diligências em outros 10 estados brasileiros.

São, ao todo, 60 ordens judiciais de prisão preventiva e 49 de busca e apreensão, além de medidas assecuratórias contra o grupo investigado. As ações ocorrem simultaneamente no Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins e Rondônia.
Em nota, a Polícia Federal informou que as ordens criminosas partiam de lideranças articuladas nestes estados, com cadeia de comando definida e atuação violenta nas áreas sob domínio do grupo. Mais de 400 policiais de todas as forças de Segurança participam da operação, que foi batizada de Kéfale.
LEIA TAMBÉM
“As medidas judiciais foram expedidas pelo Juízo da 1ª Vara Criminal de Ipojuca, em Pernambuco, e têm como principal objetivo desarticular a organização criminosa, interrompendo suas atividades ilegais e responsabilizando seus membros pelos crimes praticados, além de robustecer elementos de prova que já constam nos autos da investigação”, explicou a PF.
A polícia não deu informações sobre em qual município piauiense está sendo cumprido o mandado judicial nem se há pessoas presas no Estado.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.