Com o avançar do calendário eleitoral 2026, pelo menos 11 secretários estaduais devem deixar seus cargos no prazo para desincompatibilização e viabilizarem candidatos aos cargos de deputados estaduais ou federais. A lista não inclui Washington Bandeira, que já deixou a Secretaria de Educação e é cotado para ser o candidato a vice-governador na chapa da base aliada do Palácio de Karnak.
Entre os atuais secretários, seis são deputados estaduais e vão concorrer à reeleição. Com isso, precisam deixar a equipe administrativa do Poder Executivo até 4 de abril, seis meses antes das eleições. Já outros três nomes vão disputar o cargo de deputado federal e um nome vai buscar o mandato na Assembleia Legislativa do Piauí. A transição não deve chamar muita atenção, já que provavelmente serão substituídos por aliados que já estão nas pastas e conhecem administrativamente os cargos.
LEIA TAMBÉM
Além disso, os secretários que vão se afastar não comandam pastas em setores estratégicos ou de grande influencia no governo, com exceção das secretarias de Justiça e de Infraestrutura. O governador Rafael Fonteles é o único gestor do Poder Executivo que não precisa se afastar para concorrer à reeleição.
Nomes – Cargos Atuais – Cargos disputados
Simone Pereira – Cendfol – deputada estadual
Wilson Nunes Martins – Companhia Ferroviária – deputado federal
Fábio Abreu – Assistência Técnica e Defesa Agropecuária – deputado federal
Janainna Marques – Desenvolvimento Econômico – deputada estadual
Fabio Xavier – Secretaria de Agronegócio – deputado estadual
Nerinho – Secretaria de Defesa Civil – deputado estadual
Firmino Paulo – Secretaria de Irrigação – deputado estadual
Mauro Eduardo – Inclusão para Pessoa com Deficiência – deputado estadual
Flavio Juniopr – Secretaria de Infraestrutura – deputado estadual
Cel. Carlos Augusto – Secretaria de Justiça
Zé Santana – Secretaria de Trabalho e Emprego
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.