Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Paulo Henrique Pinheiro é eleito o novo reitor da UESPI

Encabeçando a chapa “Viva a UESPI”, Paulo Henrique teve 67,71% dos votos válidos da comunidade acadêmica; Fábia Buenos Aires foi eleita na chapa como vice-reitora.

13/11/2025 às 07h33

O professor Paulo Henrique da Costa Pinheiro foi eleito, nesta quarta-feira (12), o novo reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) para o mandato entre 2026 e 2029. Paulo Henrique liderou a chapa “Viva a UESPI”, que tem como vice-reitora a professora Fábia de Kássia Mendes Viana Buenos Aires, e conquistou 67,71% dos votos válidos da comunidade acadêmica.

Paulo Henrique Pinheiro é eleito o novo reitor da UESPI; Fábia Buenos Aires é a vice. - (Reprodução) Reprodução
Paulo Henrique Pinheiro é eleito o novo reitor da UESPI; Fábia Buenos Aires é a vice.

O processo eleitoral, realizado de forma on-line nesta quarta, contou com duas chapas concorrentes. A chapa 2, intitulada "UESPI a favor da gente", encabeçada pela professora Lucineide Barros, ficou em segundo lugar, com 32,29% dos votos. De acordo com a Comissão Eleitoral Central, responsável pela organização do pleito, o resultado preliminar foi divulgado conforme as normas estabelecidas pela Resolução CONSUN nº 002/2025, de 2 de setembro de 2025, ainda na noite desta quarta.

O relatório da votação também foi apresentado por segmento da comunidade universitária e será encaminhado para homologação. O resultado final da votação será submetido ao governador Rafael Fonteles (PT). Caberá ao chefe do executivo estadual oficializar a nomeação do novo reitor e nova vice-reitora por meio de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

Mesmo ainda não nomeado, Paulo Henrique agradeceu ao corpo acadêmico pela vitória. “Nosso sentimento é de muita gratidão à comunidade acadêmica que depositou confiança; foram quase 70% dos votos válidos dados à Chapa 1, então agradecemos muito os estudantes, os técnicos administrativos e os docentes de toda a UESPI por esse voto de confiança. E a expectativa é que a gente possa a partir de 2026 colocar em prática nosso plano de gestão que foi um plano de gestão construído a várias mãos ao longo de meses com base em formulários eletrônicos disponibilizados para esses três segmentos da comunidade acadêmica. E esses segmentos puderam apontar na visão de cada um dos três segmentos que compõem a UESPI quais as necessidades mais urgentes a serem enfrentadas, os desafios mais urgentes a serem enfrentados pela próxima gestão", disse.

 - (Foto: Regis Falcão) Foto: Regis Falcão

"Lembrando sempre que a Comissão Eleitoral deverá ainda apresentar o relatório das eleições para o Conselho Universitário que deverá homologar o resultado para somente então, depois, o Governo do Estado poder planejar a publicação do decreto de nomeação do próximo reitor e da próxima vice-reitora”, complementou.

Sobre a nova gestão, o reitor eleito afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho da gestão anterior. “Nossa prioridade da próxima gestão é dar continuidade a esse processo de melhoria na infraestrutura, melhoria no equipamento dos laboratórios da nossa universidade, sem descuidar de estudantes, docentes e técnicos”, finalizou. Com a vitória, a chapa “Viva a UESPI” assume o compromisso de conduzir a universidade pelos próximos quatro anos, reforçando a proposta de fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão na instituição.

Clique aqui e confira o resultado completo da votação e a votação por urna.

Quem é o novo reitor?

O reitor eleito é professor da Uespi há 23 anos, atua no Centro de Ciências da Saúde – CCS em Teresina. Natural de Campo Maior, tem 58 anos, é cirurgião-dentista e biólogo, mestre e doutor em Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Na Uespi, ele já exerceu as funções de Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Pró-reitor de Planejamento e Finanças e pró-reitor de Ensino de Graduação e foi Superintendente da Seduc (PI).

Fábia Buenos Aires, eleita vice-reitora é egressa do curso de Direito da Uespi, professora da instituição desde 2009, quando foi aprovada para concurso como professora efetiva do curso de Direito do campus de Piripiri, onde também atuou como coordenadora de curso. Foi Chefe da Assessoria Jurídica da Uespi e Pró-reitora de Administração.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.