Pessoas vivendo com HIV ou Aids no Piauí já podem solicitar o Passe Livre Intermunicipal de forma digital através da plataforma Gov.Pi Cidadão. O benefício garante gratuidade no transporte intermunicipal e pode ser requerido, acompanhado e renovado totalmente online, sem necessidade de processo presencial.
A oferta do serviço foi anunciada durante lançamento nesta segunda-feira (09), que teve a participação de representantes da área de tecnologia e saúde. A medida integra políticas de saúde pública e transformação digital, com o objetivo de ampliar o acesso a direitos essenciais e reduzir barreiras para usuários que dependem de deslocamentos frequentes para atendimento médico especializado.
Como solicitar
Para ter acesso ao passe, o interessado precisa apresentar laudo médico que comprove o diagnóstico, documento oficial de identificação e comprovante de residência no estado. O cadastro deve ser renovado anualmente para manutenção do benefício, o que também pode ser feito pela plataforma digital.
O processo de solicitação inclui o download do aplicativo Gov.pi Cidadão ou acesso ao site pidigital.pi.gov.br, seguido pela busca do serviço específico. Logo depois, é necessário o envio dos documentos exigidos e o acompanhamento da análise do pedido. Após aprovação, o beneficiário pode utilizar o passe para viagens em linhas intermunicipais.
A gratuidade no transporte, para a saúde pública, é um fator relevante e, muitas vezes, determinantes para a adesão ao tratamento, especialmente em estados com grandes distâncias entre municípios e concentração de serviços especializados em polos regionais.
A digitalização do serviço também pode reduzir filas e custos administrativos, embora dependa de acesso à internet e certa familiaridade com ferramentas digitais por parte dos usuários.
O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, afirmou que a digitalização do serviço busca simplificar o processo e proteger os dados dos usuários.
“Nosso foco é facilitar o acesso a serviços essenciais, garantindo que todo o processo seja simples, rápido e, principalmente, seguro. A plataforma Gov.pi Cidadão foi pensada para proteger os dados pessoais e assegurar o sigilo das informações de saúde, respeitando a dignidade de cada cidadão”, reforçou o gestor.
Já o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretária de Estado da Saúde (Sesapi), Rafael Alencar, destacou a importância do benefício para quem vive fora dos grandes centros urbanos.
“Muitas pessoas que vivem no interior precisam se deslocar regularmente para centros de referência em saúde. O Passe Livre Intermunicipal garante que esse deslocamento aconteça de forma gratuita, contribuindo para a continuidade do tratamento e para a qualidade de vida dessas pessoas”, afirmou o gestor.
O novo serviço se soma a outras iniciativas de governo digital em implantação no Piauí, que buscam centralizar serviços públicos em plataformas eletrônicas. A efetividade da medida deverá ser acompanhada nos próximos meses, considerando tanto o número de solicitações, quanto a capacidade de atendimento e a segurança das informações pessoas e de saúde dos beneficiários.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.